XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: PLANEJAMENTO TÁTICO NO TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGAS FRACIONADAS: MODELOS E ALGORITMOS Autor: PEDRO DE MOURA E CUNHA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MARCUS VINICIUS S P DE ARAGAO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 12334
Catalogação: 10/10/2008 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12334@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12334@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12334
Resumo:
Título: PLANEJAMENTO TÁTICO NO TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGAS FRACIONADAS: MODELOS E ALGORITMOS Autor: PEDRO DE MOURA E CUNHA
Nº do Conteudo: 12334
Catalogação: 10/10/2008 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12334@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12334@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12334
Resumo:
Problemas de transporte de cargas fracionadas são grandes
candidatos para
a aplicação de técnicas de otimização como forma de obter
um melhor
aproveitamento de recursos. Nesta dissertação, são
apresentados modelos
de programação inteira e os algoritmos desenvolvidos para
a
resolução adequada
dos problemas estudados neste contexto. O foco é o
planejamento
da movimentação dos veículos para o atendimento das
demandas ao longo
de um período pré-definido. Diferentes formas de
contratação dos veículos
são consideradas, demandas possuem janelas de tempo para
serem atendidas
e podem compartilhar um mesmo veículo em um ou mais
trechos
do seu caminho até o destino. Conexões são permitidas, ou
seja, uma demanda
pode utilizar mais de um veículo para o seu atendimento,
respeitando
as capacidades operacionais dos centros de distribuição e
coleta. Os
objetivos abrangem o dimensionamento da frota, que possui
um custo fixo,
e o planejamento da operação ao longo do período. Este
deve
determinar
quais demandas são transportadas por quais veículos em
que
instantes e
em que trechos. O método de resolução proposto utiliza
algoritmos para a
construção e pré-processamento de grafos que representam
o
problema e permitem
que a formulação como programa inteiro tenha uma
resolução
mais efciente. Além disso, o algoritmo correspondente
resolve uma sequência de
programas inteiros para obter soluções viáveis de
qualidade
para as diferentes
versões do problema aqui considerado. Melhorias nos
limites
inferiores
obtidos também são propostas. O código resultante foi
testado em um conjunto
de instâncias baseadas na operação de uma transportadora
brasileira
de grande porte. Resultados foram obtidos tanto para
condições de utilização reais, isto é, com o tempo de
execução limitado, como para testar
os limites do método proposto. Em ambos os casos pôde-se
obter soluções
de alta qualidade comprovada.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
CAPÍTULO 5 | |
CAPÍTULO 6 | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS |