$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: APLICAÇÃO DE ESTRUTURAS DE BAMBU NO DESIGN DE OBJETOS: COMO CONSTRUIR OBJETOS LEVES , RESISTENTES, ECOLÓGICOS E DE BAIXO CUSTO
Autor: ROBERTO VERSCHLEISSER
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  JOSE LUIZ MENDES RIPPER - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 12258
Catalogação:  29/09/2008 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12258@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12258@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12258

Resumo:
Até hoje a maioria das construções empregam técnicas materiais e processos inadequados, resultando em enorme perda de energia e pouco ganho na relação custo/benefício. A grande maioria das pessoas envolvidas com problemas de construção não se conscientizou ainda do fato que construímos de maneira errada, consumindo materiais e energia em excesso em relação aos resultados obtidos. Ao longo de toda a história da construção conhecida, o homem se serviu da força da Gravidade para conseguir a estabilidade das suas estruturas. Nas grandes obras antigas e atuais os materiais empregados: pedra, tijolo, ferro, cimento são de pouca eficácia construtiva quando consideramos a relação resistência/peso. Tomando por base as teorias e experiências com a técnica tensegrity de se montar estruturas, desenvolvidas por Keneth Snelson e Richard Buckminster Fuller, e partindo dos estudos com estruturas empregando bambu como elemento comprimido que vêm sendo desenvolvidos à 20 anos pelo LILD/PUC- Laboratório de Investigação de Living Design (antigo LOTDP), além de aplicar os princípios físicos da Tensegrity como técnica de construção, propõe-se aqui o desenvovimento de objetos físicos inéditos para utilização em áreas remotas ou de Proteção Ambiental. Estas estruturas são feitas em material natural reciclável e biodegradável, de fácil manejo, e utilizam tecnologia de baixa complexidade para a sua montagem. Elas são pouco invasivas porque, sendo auto-portantes, dispensam fundações pesadas para existir e resistir.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
CAPÍTULO 7  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui