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Título: RELAÇÕES ENTRE CRIANÇAS E ADULTOS NO BERÇÁRIO DE UMA CRECHE PÚBLICA NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO: TÉCNICAS CORPORAIS, RESPONSIVIDADE, CUIDADO
Autor: DANIELA DE OLIVEIRA GUIMARAES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  SONIA KRAMER - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 12204
Catalogação:  17/09/2008 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12204@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12204@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12204

Resumo:
O objetivo da tese foi conhecer e compreender as relações dos adultos com as crianças e das crianças entre si, numa creche pública da cidade do Rio de Janeiro. Tendo como base a história das creches no Brasil, a perspectiva médica e sanitarista nestas instituições, o viés higienista dos contatos entre adultos e crianças na creche é discutido e o seu desdobramento numa perspectiva do cuidado como ato instrumental e mecânico. No contraponto, a tese traz a visão de Foucault acerca do cuidado (a partir do seu estudo da cultura greco-romana), compreendido como cuidado de si, exigindo um trabalho permanente sobre si, questionamento de si mesmo, numa dimensão ética e humanitária. A pesquisa de campo foi realizada no berçário de uma creche pública do Rio de Janeiro. A perspectiva etnográfica orientou a permanência no campo, onde foram realizadas descrições densas das interações e práticas, fotografias e entrevistas com as profissionais envolvidas diretamente com os bebês, as recreadoras. Tendo como base os estudos de Marcel Mauss sobre as técnicas corporais, a pesquisa mapeou a funcionalidade e utilidade do corpo das crianças no dia a dia, assim como diferentes modalidades de cuidado que emergiram (automático, disciplinar, e como atenção a si e às crianças). Dispositivos de poder presentes no cotidiano foram analisados, tais como os berços, cadeiras de alimentação e os trabalhinhos. A pesquisa evidenciou tanto a forma através da qual os corpos são modelados e as crianças experimentam-se como guiadas pelos adultos, como as estratégias das crianças, invenções de novos modos de relação e contato delas entre si e delas com os objetos. Assim, os berços tornam-se mediadores de trocas e as cadeiras de alimentação transformam-se em esconderijos. O conceito de ato e atitude responsiva de Bakhtin abriu mais uma via para identificar expressão e vida entre as crianças nas ofertas de objeto, imitações e no gesto de apontar movimentos criadores e iniciadores de contato. A fotografia - recurso metodológico da pesquisa, deu visibilidade aos movimentos das crianças. A análise e observação das fotos durante as entrevistas com as profissionais lhes permitiu (re)ver o seu trabalho e os bebês de novas maneiras.

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CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
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