$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: DESALINHAMENTO CAMBIAL E CRESCIMENTO ECONÔMICO: UM ESTUDO SOBRE A RELAÇÃO ENTRE CÂMBIO, POUPANÇA E CRESCIMENTO
Autor: TAMARA WAJNBERG
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ILAN GOLDFAJN - Orientador
SAMUEL DE ABREU PESSOA - Co-Orientador

Nº do Conteudo: 12127
Catalogação:  26/08/2008 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12127@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12127@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12127

Resumo:
O debate em torno da relação entre câmbio real e crescimento, apesar de antigo no meio acadêmico, se fortaleceu com as experiências de alguns países asiáticos de rápido crescimento econômico e manutenção da taxa de câmbio real em níveis muito baixos. Estudos recentes documentam que desvalorizações cambiais até certo nível podem ter efeito positivo sobre o crescimento, enquanto que sobrevalorizações são sempre negativas. O objetivo desta dissertação é mostrar que existe uma relação direta entre poupança doméstica e câmbio real, e entre poupança e crescimento, de forma que os resultados mencionados acima falham ao não levar em consideração a dinâmica conjunta destas três variáveis. Para isso, mostramos, primeiramente, evidência teórica de que países com maiores taxas de poupança, ao mesmo tempo em que apresentam câmbio real mais desvalorizado, também são aqueles que apresentam maiores taxas de crescimento da produtividade. Adicionalmente, realizamos uma análise empírica para 80 países durante o período de 1970 a 2004, onde calculamos o câmbio de equilíbrio incluindo a taxa de poupança como um de seus fundamentos, e em seguida, estimamos a correlação dos desvios do câmbio com relação ao nível de equilíbrio (calculado na etapa anterior) com o crescimento. A análise das regressões mostra que os desvios cambiais, ao levarem em consideração o efeito da poupança sobre o câmbio de equilíbrio, não parecem ser correlacionados com o crescimento econômico. Ao passo que, políticas de estímulo à poupança doméstica, ao mesmo tempo em que influenciam o câmbio de equilíbrio, também parecem promover maior crescimento econômico.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E APÊNDICES  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui