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Coleção Digital
Título: CONTAGEM E RECONTAGEM DO CONTO CHAPEUZINHO VERMELHO: CO-CONSTRUÇÃO DA NARRATIVA POR CRIANÇAS SURDAS EM SEGUNDA LÍNGUA ATRAVÉS DA MEDIAÇÃO EM TERAPIA FONOAUDIOLÓGICA Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor: CAROLINA MAGALHAES DE PINHO FERREIRA
Colaborador(es): MARIA DAS GRACAS DIAS PEREIRA - Orientador
Número do Conteúdo: 12123
Catalogação: 25/08/2008 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12123@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12123@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12123
Resumo:
Título: CONTAGEM E RECONTAGEM DO CONTO CHAPEUZINHO VERMELHO: CO-CONSTRUÇÃO DA NARRATIVA POR CRIANÇAS SURDAS EM SEGUNDA LÍNGUA ATRAVÉS DA MEDIAÇÃO EM TERAPIA FONOAUDIOLÓGICA Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor: CAROLINA MAGALHAES DE PINHO FERREIRA
Colaborador(es): MARIA DAS GRACAS DIAS PEREIRA - Orientador
Número do Conteúdo: 12123
Catalogação: 25/08/2008 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12123@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12123@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12123
Resumo:
O estudo volta-se para o contexto de desenvolvimento do
discurso narrativo de crianças surdas, no ambulatório de
surdez do curso de fonoaudiologia da UFRJ. Os objetivos
consistem em mostrar, em atividades de co-construção
interacional, como as crianças revelam esquemas de
conhecimento sobre a narrativa, na contagem e recontagem do
conto Chapeuzinho Vermelho, e como a fonoaudióloga, no papel
de mediadora, procura ampliar os esquemas de
conhecimento dessas crianças sobre a narrativa. A
metodologia é a micro análise etnográfica, de natureza
qualitativa e interpretativa, e baseia-se em análise
lingüística de interações face-a-face transcritas bem como
em anotações de trabalho de campo. O arcabouço teórico
articula-se entre a sociolingüística interacional e teorias
sobre a análise da narrativa, desenvolvimento do discurso
narrativo infantil e mediação na abordagem
sócio-interacional. A análise revela, sobre as crianças, que
elas apresentam diferenciações no conhecimento dos
esquemas narrativos relacionados ao conto; necessitam, em
graus muito variados, da mediação do interlocutor, com
relações de menor ou maior dependência. Em relação à
atividade de mediação da fonoaudióloga, as estratégias
identificadas foram: perguntas eliciadoras e de
clarificação, reformulações, fornecimento de
informações, que funcionam como formas de incentivo e de
regulação de tarefas à ZDP. As estratégias foram
diferenciadas com cada criança, de acordo com os
esquemas de conhecimento revelados. A colaboração da
mediadora permitiu que as crianças em fases iniciais do
desenvolvimento da narrativa recontassem com
um desempenho melhor do que o fariam de forma autônoma. O
trabalho contribui para a reflexividade no ambulatório de
surdez, auxiliando na compreensão dessa prática profissional.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
CAPÍTULO 5 | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS |