INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: ESPAÇOS ESCOLARES E HABILIDADES DE LEITURA: UM ESTUDO EM TRÊS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DO RIO DE JANEIRO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): ROBERTA ARAUJO TEIXEIRA

Colaborador(es):  ALICIA MARIA CATALANO DE BONAMINO - Orientador
Número do Conteúdo: 12110
Catalogação:  22/08/2008 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12110@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12110@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12110

Resumo:
A presente dissertação recorre à literatura sobre escolas eficazes e sobre espaços escolares para referenciar a pesquisa em três escolas públicas municipais da cidade do Rio de Janeiro que tiveram desempenho diferenciado em Leitura nos dois primeiros resultados longitudinais do Geres (Estudo Longitudinal da Geração Escolar 2005). A literatura revela que a materialidade da escola é fator relevante na constituição de determinadas práticas escolares capazes de constranger ou de estimular a disseminação social de certos conhecimentos e competências. Mais especificamente, por meio do estudo dos usos e funções de espaços e de objetos escolares como, por exemplo, salas de leitura, murais das escolas e das salas de aula e cantinhos de leitura, a presente pesquisa procura aumentar o entendimento do conjunto de fazeres pedagógicos ativados no interior das escolas investigadas e que guardam relação mais direta com o desenvolvimento de habilidades básicas de leitura e escrita. Com esta finalidade, foram realizadas incursões às escolas ao longo do ano de 2007, em três momentos estratégicos do calendário escolar (início, meado e final do ano letivo) com o objetivo de registrar fotograficamente os espaços privilegiados de suporte e promoção da leitura. Com base nas análises implementadas a partir desse registro, foi possível identificar aspectos relevantes das instituições pesquisadas pautados na natureza, disposição, usos e funções de espaços e objetos relacionados à promoção da leitura, contribuindo para o entendimento da eficácia escolar sob o ponto de vista dos discursos visuais da escola como fatores promotores de aprendizagem.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui