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Coleção Digital
Título: O BOM, O MAU E O FEIO: O DESIGN GRÁFICO DA INDÚSTRIA DO SKATE Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor: TIAGO CAMBARA AGUIAR
Colaborador(es): ALBERTO CIPINIUK - Orientador
Número do Conteúdo: 12040
Catalogação: 11/08/2008 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12040@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12040@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12040
Resumo:
Título: O BOM, O MAU E O FEIO: O DESIGN GRÁFICO DA INDÚSTRIA DO SKATE Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor: TIAGO CAMBARA AGUIAR
Colaborador(es): ALBERTO CIPINIUK - Orientador
Número do Conteúdo: 12040
Catalogação: 11/08/2008 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12040@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12040@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12040
Resumo:
O design gráfico de linguagem singular desenvolvido na
indústria do skate é o objeto de estudo desta dissertação,
que procura definir quais são as suas particularidades e
que fatores as determinam. O objetivo da pesquisa é estudar,
por meio de uma bibliografia selecionada, análise gráfica
do material coletado e realização de entrevistas, o
contexto a partir do qual se criou esta linguagem
gráfica e como ela se estabeleceu, partindo da premissa que
a conjuntura em que o skate é praticado é responsável pela
formação de um perfil próprio dos skatistas, o
qual é expresso através deste design gráfico. Assim, a
observação do perfil dos praticantes de skate e do
cotidiano da prática deste esporte permitiu que se fizesse
associações com as características encontradas nos designs
gráficos dos produtos da sua indústria e então compreender
o porquê do simbolismo criado e dos estilos artísticos
empregados. A pesquisa também institui uma analogia entre a
organização dos skatistas em um grupo independente e a
criação de um campo artístico e intelectual autônomo,
conforme defendido por Pierre Bourdieu. Essa
analogia facilita o entendimento da intensa ligação que
existe entre skate e arte, evidenciada, entre outras
coisas, pela qualidade do design gráfico relacionado com
este esporte.