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Título: WEB 2.0: ESTRATÉGIA E USABILIDADE
Autor: MARCIO LUIZ RODRIGUES TRISTAO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  CLAUDIA RENATA MONT ALVAO BASTOS RODRIGUES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 12035
Catalogação:  08/08/2008 Liberação: 08/08/2008 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12035&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12035&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12035

Resumo:
Esta pesquisa teve a finalidade de entender a estratégia e a usabilidade dos badges no contexto da Web 2.0, nome dado a fase atual da Internet. Os badges são trechos de código disponibilizados por alguns sites para serem acoplados a outros, com a função de importar o conteúdo - gerado pelos usuários ou não - de maneira dinâmica. A hipótese levantada nesta pesquisa afirma que a inexistência de orientações claras sobre qual a melhor forma de comunicar a disponibilidade dos badges em um site e a falta de um conjunto de boas práticas para tornar o uso dos badges simples, fácil e, principalmente, viral pode ser um empecilho para a utilização deste recurso por um maior número de pessoas. Para comprovar esta hipótese a metodologia de pesquisa aplicada foi baseada em questionário enviado aos autores de blogs, diários virtuais de fácil atualização dentro do conceito da Web 2.0. A partir dos resultados obtidos é possível afirmar que estes usuários já usam badges, acreditam que os badges agregam valor aos seus blogs e são uma maneira de trazer conteúdo publicado (por eles ou não) para o seu blog. Além disso, ficou claro que a escolha de badges é descentralizada, ocorrendo principalmente nos sites onde o blogueiro navega regularmente e/ou em outros blogs que já usam badges. Também ficou evidente a necessidade de identificar os badges usando ícone e nome.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
CAPÍTULO 7  PDF
CAPÍTULO 8  PDF
BIBLIOGRAFIA, GLOSSÁRIO E APÊNDICES  PDF
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