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A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: WEB 2.0: ESTRATÉGIA E USABILIDADE Autor: MARCIO LUIZ RODRIGUES TRISTAO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
CLAUDIA RENATA MONT ALVAO BASTOS RODRIGUES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 12035
Catalogação: 08/08/2008 Liberação: 08/08/2008 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12035&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12035&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12035
Resumo:
Título: WEB 2.0: ESTRATÉGIA E USABILIDADE Autor: MARCIO LUIZ RODRIGUES TRISTAO
Nº do Conteudo: 12035
Catalogação: 08/08/2008 Liberação: 08/08/2008 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12035&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12035&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12035
Resumo:
Esta pesquisa teve a finalidade de entender a estratégia e a
usabilidade dos badges no contexto da Web 2.0, nome dado a
fase atual da Internet. Os badges são trechos de código
disponibilizados por alguns sites para serem acoplados a
outros, com a função de importar o conteúdo - gerado pelos
usuários ou não - de maneira dinâmica. A hipótese levantada
nesta pesquisa afirma que a inexistência de orientações
claras sobre qual a melhor forma de comunicar a
disponibilidade dos badges em um site e a falta de um
conjunto de boas práticas para tornar o uso dos badges
simples, fácil e, principalmente, viral pode ser um
empecilho para a utilização deste recurso por um maior
número de pessoas. Para comprovar esta hipótese a
metodologia de pesquisa aplicada foi baseada em questionário
enviado aos autores de blogs, diários virtuais de fácil
atualização dentro do conceito da Web 2.0. A partir dos
resultados obtidos é possível afirmar que estes usuários já
usam badges, acreditam que os badges agregam valor aos seus
blogs e são uma maneira de trazer conteúdo publicado (por
eles ou não) para o seu blog. Além disso, ficou claro que a
escolha de badges é descentralizada, ocorrendo
principalmente nos sites onde o blogueiro navega
regularmente e/ou em outros blogs que já usam badges. Também
ficou evidente a necessidade de identificar os badges usando
ícone e nome.