$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: PROFESSORES-MESTRES: A CONTRIBUIÇÃO DO MESTRADO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): VANESSA CRISTINA MAXIMO PORTELLA

Colaborador(es):  MENGA LUDKE - Orientador
Número do Conteúdo: 12032
Catalogação:  07/08/2008 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12032@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12032@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12032

Resumo:
A presente pesquisa focaliza a formação continuada de professores da Educação Básica a partir do curso de mestrado, no âmbito do desenvolvimento pessoal, profissional e institucional. Procura, assim, investigar a relação entre a Universidade e a Educação Básica pelo mestrado, ou seja, verificar se este nível de formação constitui-se num momento de aproximação entre universidade e escola e em que medida ele responde às expectativas dos professores que o buscam, auxiliando-os no seu desenvolvimento pessoal e profissional e ainda contribuindo para o aperfeiçoamento do estabelecimento de ensino em que atuam. A investigação foi realizada numa instituição pública de Educação Básica, num contexto em que a maioria dos professores-mestres retorna integral ou parcialmente para essa instituição após o mestrado. Nesta pesquisa, de natureza qualitativa, utilizei como instrumento principal entrevistas semi-estruturadas, do tipo depoimento, com professores-mestres e representantes institucionais. Ao analisar os depoimentos, busquei elucidar o que representa esta modalidade de formação para a pessoa do professor, para sua profissão, bem como sua importância para o desenvolvimento institucional, já que quase um terço dos professores da unidade escolar estudada são mestres e há vários outros investindo nessa formação, realidade que não é diferente no contexto institucional mais amplo. Ao tratar da formação continuada, da pesquisa na formação de professores, do seu desenvolvimento e socialização profissionais, da profissão e da profissionalização docentes, tenho como aliados Nóvoa, Lüdke, Dubar, Beillerot, André, Candau e Contreras, entre outros. À luz desses autores, as análises indicam que o mestrado, no contexto estudado, tem representado um investimento importante para a pessoa do professor e para o exercício da profissão docente, pela via da formação para a pesquisa, e de modo especial pela própria pesquisa realizada no mestrado. Além disso, vem se mostrando como um caminho possível e promissor para a reflexão e aperfeiçoamento do trabalho docente e da instituição em que esses professores- mestres exercem o seu ofício.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
BIBLIOGRAFIA E ANEXOS  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui