XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: PROFESSORES-MESTRES: A CONTRIBUIÇÃO DO MESTRADO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA Autor: VANESSA CRISTINA MAXIMO PORTELLA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MENGA LUDKE - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 12032
Catalogação: 07/08/2008 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12032@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12032@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12032
Resumo:
Título: PROFESSORES-MESTRES: A CONTRIBUIÇÃO DO MESTRADO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA Autor: VANESSA CRISTINA MAXIMO PORTELLA
Nº do Conteudo: 12032
Catalogação: 07/08/2008 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12032@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12032@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12032
Resumo:
A presente pesquisa focaliza a formação continuada de
professores da Educação Básica a partir do curso de
mestrado, no âmbito do desenvolvimento pessoal,
profissional e institucional. Procura, assim, investigar a
relação entre a Universidade e a Educação Básica pelo
mestrado, ou seja, verificar se este nível de formação
constitui-se num momento de aproximação entre universidade
e escola e em que medida ele responde às expectativas dos
professores que o buscam, auxiliando-os no seu
desenvolvimento pessoal e profissional e ainda contribuindo
para o aperfeiçoamento do estabelecimento de ensino em que
atuam. A investigação foi realizada numa instituição
pública de Educação Básica, num contexto em que a maioria
dos professores-mestres retorna integral ou parcialmente
para essa instituição após o mestrado. Nesta pesquisa, de
natureza qualitativa, utilizei como instrumento principal
entrevistas semi-estruturadas, do tipo depoimento, com
professores-mestres e representantes institucionais. Ao
analisar os depoimentos, busquei elucidar o que representa
esta modalidade de formação para a pessoa do professor,
para sua profissão, bem como sua importância para o
desenvolvimento institucional, já que quase um terço dos
professores da unidade escolar estudada são mestres e há
vários outros investindo nessa formação, realidade que não
é diferente no contexto institucional mais amplo. Ao tratar
da formação continuada, da pesquisa na formação de
professores, do seu desenvolvimento e socialização
profissionais, da profissão e da profissionalização
docentes, tenho como aliados Nóvoa, Lüdke, Dubar,
Beillerot, André, Candau e Contreras, entre outros. À luz
desses autores, as análises indicam que o mestrado, no
contexto estudado, tem representado um investimento
importante para a pessoa do professor e para o exercício da
profissão docente, pela via da formação para a pesquisa, e
de modo especial pela própria pesquisa realizada no
mestrado. Além disso, vem se mostrando como um caminho
possível e promissor para a reflexão e aperfeiçoamento do
trabalho docente e da instituição em que esses professores-
mestres exercem o seu ofício.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
CAPÍTULO 5 | |
CAPÍTULO 6 | |
BIBLIOGRAFIA E ANEXOS |