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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: EUCLIDES ROXO E A CONSTITUIÇÃO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO BRASIL Autor: BRUNO ALVES DASSIE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
JOÃO BOSCO PITOMBEIRA FERNANDES DE CARVALHO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 12024
Catalogação: 06/08/2008 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12024@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12024@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12024
Resumo:
Título: EUCLIDES ROXO E A CONSTITUIÇÃO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO BRASIL Autor: BRUNO ALVES DASSIE
Nº do Conteudo: 12024
Catalogação: 06/08/2008 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12024@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12024@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12024
Resumo:
O objetivo desta Tese é analisar como atuação de Euclides
Roxo e suas propostas para o ensino da matemática escolar
em nível secundário, no período entre as décadas de 1920 e
1940, contribuíram para a constituição da Educação
Matemática no Brasil. Este estudo foi separado em duas
etapas. Num momento inicial, para compreender como um
engenheiro, por profissão, propôs inovações
para o ensino da matemática, a primeira parte desta
investigação teve como objetivo apresentar a trajetória de
vida de Euclides Roxo, desde a sua entrada no
Colégio Pedro II, como estudante, até os primeiros anos de
atuação como professor nessa instituição e na Escola
Normal. Na segunda parte, analisamos
como sua proposta de mudança curricular, inicialmente
limitada ao Colégio Pedro II, fundamentada em movimentos
internacionais, atingiu a matemática escolar e alterou de
maneira significativa elementos que constituem o ensino
desta disciplina, como por exemplo, programas de ensino,
livro didático e a formação do professor. Dessa forma,
foram estabelecidas algumas características deste período a
partir de etapas que envolveram as escolhas de
Euclides Roxo, visto como um indivíduo inserido numa rede
de relações interdependentes. A base documental desta
pesquisa foi composta a partir do Arquivo Pessoal de
Euclides Roxo, de documentos do Centro de Memória do
Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro, de livros
didáticos editados no Brasil, e de pesquisas já realizadas
sobre a temática. Esta Tese insere-se no conjunto das
pesquisas sobre História da Educação Matemática no Brasil,
contribuindo com uma análise mais detalhada de sua origem.