$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: HIERA GRAMMATA: SAGRADAS ESCRITURAS- LOCUÇÃO FUNCIONAL E EXPRESSÃO ECLESIAL (2TM 3,14-17)
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): FRANCISCO ALEXANDRE VASCONCELOS

Colaborador(es):  ISIDORO MAZZAROLO - Orientador
Número do Conteúdo: 11956
Catalogação:  22/07/2008 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11956@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11956@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11956

Resumo:
Hiera Grammata: expressão grega, significa Sagradas Escrituras; está na perícope da Segunda Epístola Timóteo 3,1417. É uma locução única no Novo Testamento. Os objetivos desta dissertação são a análise lingüística- morfológica e semântica da expressão; identificar seus aspectos funcionais no ambiente vital da comunidade primitiva e sua colaboração para Igreja atual. Os sinônimos para Hiera Grammata na Bíblia são: Biblia ta Hágia - os Livros Santos (1Mc 12,9), Graphais Hagiais - Escrituras Santas (Rm 1,2); expressões semelhantes extra- bíblicas: Hieron Grammaton - Sagradas Escrituras em Filon de Alexandria e Flavio Josefo , e Hieras Graphas - Sagradas Escrituras nos escritos pós-apostólicos. Hiera Grammata expressa as escrituras hebraicas [Tanak] em sua versão grega Septuaginta [LXX - Setenta). No Sitz im Lebem da igreja de Éfeso a locução Hiera Grammata exercia uma diversidade de funções, entre elas a função apologética: defender a comunidade cristã primitiva dos falsos ensinamentos do gnosticismo que, em sua heresia, diminuía e/ou excluía o valor simbólico e sagrado da tradição de fé da Escritura inspirada por Deus [theopneustos] confundindo os cristãos; função kerigmática: as Hieras Grammata foram um instrumento útil [ophélimos] na evangelização dos judeus da diáspora e dos gentios, pois as Sagradas Escrituras tem o poder de dar sabedoria para salvação através da fé em Cristo Jesus (2Tm 3,15). A natureza e as funções das Hiera Grammata concedem-lhe carga semântica e sentido teológico cujos significados pedagógico, salvífico e transcendente estão a serviço da identidade e da missão dos discípulos e missionários de Cristo hoje.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui