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Título: A ALEGORIA FEMININA NA OBRA GRÁFICA DE ELISEU VISCONTI
Autor: SASKIA BECK DA COSTA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  SIMONE CARVALHO DE FORMIGA XAVIER - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 11902
Catalogação:  14/07/2008 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11902@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11902

Resumo:
Em 1904, um concurso aberto pela Diretoria Geral dos Correios e Telégrafos elegeu a série filatélica criada por Eliseu Visconti (1866-1944), que no mesmo ano também produziu o Ex-Libris da Biblioteca Nacional. Nessas obras, Visconti usou vários estilos e procedimentos artísticos, sobretudo o Art Nouveau e o Simbolismo. O presente estudo objetivou a análise gráfica da obra de Visconti, enfocando a alegoria feminina, considerando a imagem dentro do contexto sócio-cultural do país na época. Busca-se, na intersecção de vários campos de investigação, compreender e identificar as imagens representadas e a simbologia, a fim de delinear uma ligação desta obra com o mundo cultural e o momento histórico em que o pintor viveu. Vale dizer que o recorte temporal, a belle époque, situa o artista no período principal de sua formação, em fins do século XIX. Uma grande questão permeou esta pesquisa: a presença da imagem feminina que monopoliza a obra de Eliseu Visconti, também nas artes gráficas, com referências simbólicas, integrando o jogo de empréstimos e influências das tradições representativas, inseridas neste novo cenário. No presente estudo, a escolha de uma metodologia de trabalho que possibilitasse ler e interpretar estas obras foi baseada na proposta metodológica do historiador da arte suíço Erwin Panofsky (1892-1963), mostrando a sua aplicabilidade também ao estudo das obras de arte decorativa. A proposta metodológica de Panofsky para analisar e interpretar obras de arte abrange três níveis de aproximação com o objeto. As análises pré-iconográfica, iconográfica e iconológica, realizadas com base em sua proposta referem-se à identificação das imagens, histórias e alegorias, contidas na obra de Visconti.

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