INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: SISTEMA DE GESTÃO DE LOGÍSTICA DE TRANSPORTE DE GÁS NATURAL POR GASODUTOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): SIDNEY PEREIRA DOS SANTOS

Colaborador(es):  ANTONIO ORESTES DE SALVO CASTRO - Orientador
JOSE EUGENIO LEAL - Coorientador
Número do Conteúdo: 11900
Catalogação:  14/07/2008 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11900@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11900@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11900

Resumo:
Uma gestão eficaz da cadeia de negócio do gás natural com logística de transporte por gasodutos, considerando os principais agentes, como Carregador, Produtor, Transportador e Distribuidor, requer a utilização de tecnologia de informação e sistemas de suporte à decisão. Este trabalho apresenta um Sistema de Gestão de Logística de Transporte de Gás Natural por Gasodutos - SGLT, composto de módulos ou subsistemas integrados que propiciam maximizar a comercialização do gás natural e mitigar a ocorrência de perdas de receitas e multas contratuais devido a contingências que podem gerar falha de entrega do gás natural ao Distribuidor. Permite também avaliar o nível ótimo econômico de confiabilidade que deve ser mantido pelo Transportador, através da implantação de redundâncias, para mitigar sua exposição aos riscos de perdas de receitas e multas contratuais por parte dos agentes envolvidos na cadeia do negócio de gás natural. O sistema proposto é fundamentado na simulação Monte Carlo de falhas de equipamentos da malha de gasodutos de transporte e de restrições de oferta e demanda de gás natural, bem como os fechamentos acidentais de válvulas de bloqueio de gasodutos e de falhas nos pontos de entrega de gás natural de modo a quantificar seus impactos na Cadeia do Negócio do Gás Natural. O sistema proposto é constituído de (i) um Sistema de Informação Geográfico - SIG, (ii) um modelo de dados de gasodutos (Arc Pipeline Data Model - APDM), (iii) um simulador termo-hidráulico de escoamento de gás por dutos em regime permanente e transiente - Pipeline Studio 3.0, (iv) uma base de dados dos resultados das simulações termohidráulicas, (v) um modelo de simulação Monte Carlo para avaliação da confiabilidade do sistema de transporte utilizando o software @Risk 4.5, (vi) um modelo econômico com simulação Monte Carlo utilizando o software @Risk 4.5 e (vii) um otimizador, baseado em programação linear, para maximização da comercialização de gás e para minimização de perdas de receitas e multas contratuais devido a cortes de fornecimento de gás decorrentes de situações contingenciais. Este trabalho permitiu identificar, quantificar e justificar economicamente a implantação de unidades compressoras reservas nas estações de compressão do Gasoduto Bolívia-Brasil, e aumentar a disponibilidade do sistema de compressão, reduzindo acentuadamente a exposição do Transportador a perdas de receita e penalidades contratuais por redução de capacidade de transporte decorrentes da entrada em manutenção de unidades compressoras e de falhas não-programadas de tais equipamentos. Foram também identificadas e quantificadas as falhas de válvulas de bloqueio de gasoduto e das estações de entrega de gás, não cabendo, nestes casos, a implantação de redundância.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
CAPÍTULO 7  PDF
CAPÍTULO 8  PDF
CAPÍTUTO 9  PDF
CAPÍTULO 10  PDF
CAPÍTULO 11  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui