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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: SISTEMA DE GESTÃO DE LOGÍSTICA DE TRANSPORTE DE GÁS NATURAL POR GASODUTOS Autor: SIDNEY PEREIRA DOS SANTOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ANTONIO ORESTES DE SALVO CASTRO - ORIENTADOR
JOSE EUGENIO LEAL - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 11900
Catalogação: 14/07/2008 Liberação: 14/07/2008 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11900&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11900&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11900
Resumo:
Título: SISTEMA DE GESTÃO DE LOGÍSTICA DE TRANSPORTE DE GÁS NATURAL POR GASODUTOS Autor: SIDNEY PEREIRA DOS SANTOS
JOSE EUGENIO LEAL - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 11900
Catalogação: 14/07/2008 Liberação: 14/07/2008 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11900&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11900&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11900
Resumo:
Uma gestão eficaz da cadeia de negócio do gás natural com
logística de transporte por gasodutos, considerando os
principais agentes, como Carregador, Produtor, Transportador
e Distribuidor, requer a utilização de tecnologia de
informação e sistemas de suporte à decisão. Este trabalho
apresenta um Sistema de Gestão de Logística de Transporte de
Gás Natural por Gasodutos - SGLT, composto de módulos ou
subsistemas integrados que propiciam maximizar a
comercialização do gás natural e mitigar a ocorrência de
perdas de receitas e multas contratuais devido a
contingências que podem gerar falha de entrega do
gás natural ao Distribuidor. Permite também avaliar o nível
ótimo econômico de confiabilidade que deve ser mantido pelo
Transportador, através da implantação de redundâncias, para
mitigar sua exposição aos riscos de perdas de receitas e
multas contratuais por parte dos agentes envolvidos na
cadeia do negócio de gás natural. O sistema proposto é
fundamentado na simulação Monte Carlo de falhas
de equipamentos da malha de gasodutos de transporte e de
restrições de oferta e demanda de gás natural, bem como os
fechamentos acidentais de válvulas de
bloqueio de gasodutos e de falhas nos pontos de entrega de
gás natural de modo a quantificar seus impactos na Cadeia do
Negócio do Gás Natural. O sistema proposto é constituído de
(i) um Sistema de Informação Geográfico - SIG, (ii)
um modelo de dados de gasodutos (Arc Pipeline Data Model -
APDM), (iii) um simulador termo-hidráulico de escoamento de
gás por dutos em regime permanente e transiente - Pipeline
Studio 3.0, (iv) uma base de dados dos resultados das
simulações termohidráulicas, (v) um modelo de simulação
Monte Carlo para avaliação da confiabilidade do sistema de
transporte utilizando o software @Risk 4.5, (vi) um modelo
econômico com simulação Monte Carlo utilizando o software
@Risk 4.5 e (vii) um otimizador, baseado em programação
linear, para maximização da comercialização de gás e para
minimização de perdas de receitas e multas contratuais
devido a cortes de fornecimento de gás decorrentes de
situações contingenciais. Este trabalho permitiu
identificar, quantificar e justificar economicamente a
implantação de unidades compressoras reservas nas estações
de compressão do Gasoduto Bolívia-Brasil, e aumentar a
disponibilidade do sistema de compressão, reduzindo
acentuadamente a exposição do Transportador a perdas de
receita e penalidades contratuais por redução de capacidade
de transporte decorrentes da entrada em manutenção de
unidades compressoras e de falhas não-programadas de tais
equipamentos. Foram também identificadas e quantificadas as
falhas de válvulas de bloqueio de gasoduto e das estações de
entrega de gás, não cabendo, nestes casos, a
implantação de redundância.