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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: EDUCAÇÃO EM/PARA OS DIREITOS HUMANOS EM PROCESSOS DE DEMOCRATIZAÇÃO: O CASO DO CHILE E DO BRASIL Autor: SUSANA BEATRIZ SACAVINO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
RALPH INGS BANNELL - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 11871
Catalogação: 03/07/2008 Liberação: 03/07/2008 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11871@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11871@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11871
Resumo:
Título: EDUCAÇÃO EM/PARA OS DIREITOS HUMANOS EM PROCESSOS DE DEMOCRATIZAÇÃO: O CASO DO CHILE E DO BRASIL Autor: SUSANA BEATRIZ SACAVINO
Nº do Conteudo: 11871
Catalogação: 03/07/2008 Liberação: 03/07/2008 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11871@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11871@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11871
Resumo:
A década de 1980 na América Latina se caracteriza pelo fim
das ditaduras em vários países do continente e o início de
processos de redemocratização. Nesse contexto, inicia-se a
educação em/para os direitos humanos, que envolveu no seu
processo de desenvolvimento diferentes sujeitos históricos,
indivíduos, grupos e instituições de diversos tipos,
especialmente ONGs. A presença do Estado e a elaboração de
políticas públicas também foram progressivamente se
afirmando. A tese aborda essa temática a partir da
compreensão da evolução da educação em/para os direitos
humanos na América Latina, tendo presente seu
desenvolvimento no contexto internacional. Analisa as inter-
relações entre o papel dos diferentes atores sociais,
organizações não-governamentais e outras instituições da
sociedade civil, governo etc. na promoção da educação
em/para os direitos humanos em contextos sociopolíticos de
redemocratização. Nesse sentido, apresenta dois estudos de
caso - Chile e Brasil -, privilegiando, do ponto de vista
metodológico, entrevistas realizadas com profissionais que
tiveram participação ativa nesse processo. Discute as
principais questões e desafios para o desenvolvimento da
educação em/para os direitos humanos no momento atual do
continente.