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Título: EDUCAÇÃO EM/PARA OS DIREITOS HUMANOS EM PROCESSOS DE DEMOCRATIZAÇÃO: O CASO DO CHILE E DO BRASIL
Autor: SUSANA BEATRIZ SACAVINO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  RALPH INGS BANNELL - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 11871
Catalogação:  03/07/2008 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11871@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11871@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11871

Resumo:
A década de 1980 na América Latina se caracteriza pelo fim das ditaduras em vários países do continente e o início de processos de redemocratização. Nesse contexto, inicia-se a educação em/para os direitos humanos, que envolveu no seu processo de desenvolvimento diferentes sujeitos históricos, indivíduos, grupos e instituições de diversos tipos, especialmente ONGs. A presença do Estado e a elaboração de políticas públicas também foram progressivamente se afirmando. A tese aborda essa temática a partir da compreensão da evolução da educação em/para os direitos humanos na América Latina, tendo presente seu desenvolvimento no contexto internacional. Analisa as inter- relações entre o papel dos diferentes atores sociais, organizações não-governamentais e outras instituições da sociedade civil, governo etc. na promoção da educação em/para os direitos humanos em contextos sociopolíticos de redemocratização. Nesse sentido, apresenta dois estudos de caso - Chile e Brasil -, privilegiando, do ponto de vista metodológico, entrevistas realizadas com profissionais que tiveram participação ativa nesse processo. Discute as principais questões e desafios para o desenvolvimento da educação em/para os direitos humanos no momento atual do continente.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
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