INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: A CONSTRUÇÃO VISUAL DO JORNAL DO BRASIL NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): LETICIA PEDRUCE FONSECA

Colaborador(es):  RAFAEL CARDOSO DENIS - Orientador
Catalogação:  27/06/2008 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11855@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11855@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11855

Resumo:
A presente dissertação é uma pesquisa sobre a construção visual dos jornais impressos brasileiros no período anterior à sistematização do ensino de design no país e sua legitimação como uma área de conhecimento. Para tanto foi eleito como objeto de estudo o Jornal do Brasil, fundado em 1891 e até hoje em circulação. Alguns estudos já foram realizados acerca da importante e conhecida reformulação gráfica pela qual passou no final da década de 1950, porém não há investigações sobre sua construção visual no período anterior, assim, ficou definido como recorte temporal desta pesquisa a primeira metade do século XX. O primeiro capítulo relata a trajetória do Jornal do Brasil durante o período estudado e como os diversos acontecimentos que influenciaram a empresa e o país alteraram a apresentação visual de suas páginas. No segundo capítulo são tratados os principais avanços tecnológicos ocorridos no século XIX, a tecnologia utilizada pelo Jornal do Brasil e como a modernização de seu parque gráfico possibilitou inovações. O conteúdo do jornal é abordado no terceiro capítulo, são descritas quais seções eram publicadas e suas peculiaridades; quais ilustradores trabalharam no Jornal do Brasil. O quarto capítulo apresenta um panorama do comportamento dos principais jornais diários brasileiros no início do século XX, que serve de comparação ao Jornal do Brasil. São investigadas a trajetória e a apresentação visual dos seguintes periódicos: Jornal do Comércio, Gazeta de Notícias, O País, Correio da Manhã e O Estado de São Paulo.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui