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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: MARCAS QUE MARCAM: UM ESTUDO SOBRE A RELAÇÃO EMOCIONAL DAS PESSOAS COM AS MARCAS Autor: JULIA PEIXOTO DE CARVALHO LIMA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
VERA MARIA MARSICANO DAMAZIO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 11848
Catalogação: 26/06/2008 Liberação: 26/06/2008 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11848&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11848&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11848
Resumo:
Título: MARCAS QUE MARCAM: UM ESTUDO SOBRE A RELAÇÃO EMOCIONAL DAS PESSOAS COM AS MARCAS Autor: JULIA PEIXOTO DE CARVALHO LIMA
Nº do Conteudo: 11848
Catalogação: 26/06/2008 Liberação: 26/06/2008 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11848&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11848&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11848
Resumo:
Este é um estudo sobre marcas conduzido sob o ponto de vista
do Design & Emoção cujo foco recai no contexto de uso e nas
razões pelas quais algumas marcas se tornam queridas. O
objetivo é investigar de que experiências essas
marcas participam, que relações sociais promovem e que
sentimentos evocam. Sua condução se deu a partir de um
levantamento de depoimentos sobre marcas que marcam que
contemplou três etapas: (1) um levantamento em sites e blogs
na Internet; (2) conversas presenciais e virtuais com
pessoas de diferentes idades e estilos de vida; e (3) uma
dinâmica realizada com alunos de design da PUC-Rio.
O estudo foi norteado pelo pensamento de autores importantes
do campo do Design & Emoção, como o neurocientista António
Damásio e o cientista cognitivo Donald Norman. A organização
das marcas que marcam foi inspirada na fala dos
entrevistados e instruída pelo estudo do psicólogo Mihaly
Csikszentmihalyi e do antropólogo Eugene Rochberg-Halton
sobre a relação de afeto das pessoas com seus artefatos
domésticos. Algumas dessas categorias foram comentadas à luz
do pensamento de autores das Ciências Sociais como
Mary Douglas e Claude Lévi-Strauss. Os resultados da
investigação confirmam que as marcas participam das ações da
vida cotidiana, proporcionam experiências, são elos entre as
pessoas e evocam sentimentos de toda ordem. Apontam também
que existe uma relação estreita entre essas experiências, os
sentimentos evocados e a escolha das marcas que farão parte
de nossas vidas. Revelam ainda que, através de algumas
marcas, as pessoas constroem suas identidades, regulam suas
relações sociais, se diferenciam e se agrupam. O estudo das
marcas que marcam pode também contribuir com subsídios para
o Design e Emoção, e sua meta não apenas de projetar
produtos com foco na promoção de experiências e sentimentos
positivos, mas de colaborar para uma sociedade mais
responsável e fraterna.