$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: O CURSO DE PEDAGOGIA NO BRASIL NA VISÃO DE PEDAGOGOS PRIMORDIAIS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): GISELI BARRETO DA CRUZ

Colaborador(es):  MENGA LUDKE - Orientador
Número do Conteúdo: 11787
Catalogação:  17/06/2008 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11787@1
Referência [fr]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11787@3
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11787

Resumo:
O estudo focaliza o Curso de Pedagogia no Brasil a partir da visão de um grupo de dezessete pedagogos considerados primordiais. Primordiais no sentido amplo de terem tomado parte como alunos no período inicial do curso entre nós, nas décadas de 40, 50 e 60, mas também de se manterem atuantes e influentes desde então, destacando-se pela sua longa e expressiva trajetória como formadores e pesquisadores em educação, ocupando importantes posições no campo acadêmico. Trata-se de uma investigação que buscou levantar, junto aos participantes, aspectos característicos do início do Curso de Pedagogia no Brasil e das mutações por ele experimentadas, para analisar as implicações, resistências e avanços na sua evolução. Buscou, ainda, obter a visão predominante acerca da pedagogia enquanto domínio de conhecimento e processo de formação, para mapear e interpretar a sua posição no contexto do campo acadêmico. Os participantes foram escolhidos através de uma definição intencional e proposital, com critérios e perfis predefinidos, no sentido de assegurar, tanto quanto possível, a composição de um grupo representativo dos primórdios do curso e, também, do campo da educação no Brasil. A abordagem metodológica recaiu sobre a análise de depoimentos colhidos através de entrevistas semi- estruturadas. Dos dados construídos e da análise empreendida emergiu uma série de aspectos que apontam para a forma como o Curso de Pedagogia veio se construindo entre nós e da posição conflituosa, porém importante, que foi ocupando no âmbito do espaço acadêmico da educação. As análises evidenciam que no início a ênfase no conhecimento teórico mostrou-se nuclear, reservando pouco espaço para a prática. Apesar da discussão que põe em xeque a natureza do conhecimento produzido pela pedagogia, em função de sua abrangência e diversificação teórica, fazendo esmorecer o que poderia ser o seu próprio saber, o estudo das diferentes disciplinas que lhe são contributivas representou o eixo central do curso, favorecendo, inclusive, a atividade de pesquisa. As mutações experimentadas pelo curso evidenciam, entre outros aspectos, que a densidade teórica perdeu força, sem que se tivesse consolidado uma outra força capaz de contribuir para o processo de afirmação de um conhecimento específico da pedagogia e, conseqüentemente, para uma maior visibilidade da sua posição no campo acadêmico.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTO, RESUMO, RÉSUMÉ E SUMÁRIO  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
CAPÍTULO 7  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui