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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: O QUE OS JOGOS DE ENTRETENIMENTO TÊM QUE OS JOGOS COM FINS PEDAGÓGICOS NÃO TÊM: PRINCÍPIOS PARA PROJETOS DE JOGOS COM FINS PEDAGÓGICOS Autor: LEANDRO DEMENCIANO COSTA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
RITA MARIA DE SOUZA COUTO - ORIENTADOR
CELSO BRAGA WILMER - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 11728
Catalogação: 04/06/2008 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11728@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11728@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11728
Resumo:
Título: O QUE OS JOGOS DE ENTRETENIMENTO TÊM QUE OS JOGOS COM FINS PEDAGÓGICOS NÃO TÊM: PRINCÍPIOS PARA PROJETOS DE JOGOS COM FINS PEDAGÓGICOS Autor: LEANDRO DEMENCIANO COSTA
CELSO BRAGA WILMER - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 11728
Catalogação: 04/06/2008 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11728@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11728@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11728
Resumo:
Determinar a diversão e o entretenimento como prioridades
de projeto de
um jogo com finalidade pedagógica parecia um tanto
incoerente. Mas esta decisão
nasceu da percepção de que jogos de entretenimento, que
divertem e entretêm
seus jogadores, funcionam muito bem em ambientes de ensino
e aprendizagem -
isto é notável no RPG e no Xadrez, por exemplo. Deste
desafio, nasceu um jogo
com fim pedagógico - A Dama da Música - que se mostrou mais
efetivo que
muitos jogos projetados com este objetivo. Isto confirmou a
percepção inicial e
reforçou uma hipótese a respeito dela, motivando a pesquisa
desenvolvida na
presente dissertação. Apoiando-se fundamentalmente na ótica
estruturalista da
Gestalt, com Max Wertheimer e Kurt Lewin, e com o respaldo
de Jean Piaget,
iniciou-se uma investigação sobre casos onde a aplicação de
jogos de
entretenimento para fins pedagógicos produziu resultados
muito acima da média
dos jogos projetados com este objetivo. Guiada pela
pergunta: O que os jogos de
entretenimento têm que os jogos com fins pedagógicos não
têm? a pesquisa
desenvolveu-se por meio do estudo detalhado de jogos
existentes no mercado que
têm fins pedagógicos declarados. Realizou-se, também, uma
análise do projeto A
Dama da Música com a finalidade de compreender o método
projetual realizado.