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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: ESTUDO ERGONÔMICO DAS ESTRUTURAS DE NAVEGAÇÃO E UNIDADES DE INFORMAÇÃO DOS SITES COM CONTEÚDO MULTIMÍDIA ESTUDO DE CASO DO SITE PROMOCIONAL XBOX 360 Autor: EDUARDO ARIEL DE SOUZA TEIXEIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ANAMARIA DE MORAES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 11705
Catalogação: 30/05/2008 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11705@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11705@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11705
Resumo:
Título: ESTUDO ERGONÔMICO DAS ESTRUTURAS DE NAVEGAÇÃO E UNIDADES DE INFORMAÇÃO DOS SITES COM CONTEÚDO MULTIMÍDIA ESTUDO DE CASO DO SITE PROMOCIONAL XBOX 360 Autor: EDUARDO ARIEL DE SOUZA TEIXEIRA
Nº do Conteudo: 11705
Catalogação: 30/05/2008 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11705@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11705@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11705
Resumo:
A tese realiza um estudo ergonômico das estruturas de
navegação e
unidades de informação dos sites de entretenimento com
conteúdo multimídia.
Esta pesquisa é um estudo de caso do site promocional XBOX
360. Nela
considera-se a apresentação do conteúdo em uma grade que
simula o
deslocamento espacial dos elementos de tela e a avaliação
da interação permitida
pela página segundo a ótica dos usuários.O estudo tem como
primeira hipótese a
ausência de feedback durante a seleção de um item de
conteúdo animado e a
difícil compreensão dos controles de na vegação são
barreiras que dificultam a
interação dos usuários com a estrutura de navegação
espacial presente no site
XBOX 360. Já a segunda hipótese considera que a estética e
a inovação gráfica da
interface minimizam a percepção dos usuários com relação
aos problemas de
usabilidade encontrados na tela ao longo da interação, além
de potencializarem o
prazer e estimularem a utilização do site. Na primeira
parte da pesquisa, são
apresentados os referenciais teóricos que contém os
seguintes conceitos: design de
interação, emoção relacionada ao projeto de tela e a
satisfação sob a ótica da
usabilidade. Esta pesquisa caracteriza, ainda, na sua
revisão bibliográfica o
entretenimento como fator relevante para estimular a
exploração dos elementos
contidos na tela. Ademais, é enfatizado o conceito de flow
que contempla
satisfação plena decorrente de uma experiência de uso
prazerosa. A segunda parte
da pesquisa apresenta o delineamento da pesquisa e os
métodos, técnicas e
procedimentos da pesquisa utilizados no estudo (o
Questionário Creating
Personas, a Análise de Conteúdo, os Cenários, Teste de
usabilidade e o
Questionário de Avaliação dos Prazeres). Essas técnicas
foram realizadas na
pesquisa com o objetivo de colher opiniões, de conhecer
hábitos e de descobrir
dados sobre a população usuária.Por fim, este trabalho
apresentou as principais
dificuldades experimentadas pelos usuários durante os
testes de usabilidade e a
aplicação do QUIS (Questionnaire for User Interaction
Satisfaction), que podem
ser sintetizadas da seguinte forma: a ausência de feedback
textual na seleção dos
botões, a posição passiva que a animação de rotação impôs a
eles e o aprendizado
de recursos que facilitasse o acesso direto ao conteúdo do
site.