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Título: GRUPOS ESTRATÉGICOS NA INDÚSTRIA FINANCEIRA BRASILEIRA: O EFEITO DO POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO NO DESEMPENHO DOS BANCOS
Autor: BRUNO TRACHEZ DO COUTO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  JORGE FERREIRA DA SILVA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 11700
Catalogação:  29/05/2008 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE      trabalho premiado
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11700@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11700@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11700

Resumo:
Um tema central em pesquisas sobre grupos estratégicos é a existência de uma relação teórica entre o desempenho de uma empresa e sua pertinência aos grupos existentes na indústria. Este trabalho não somente trata da análise mais tradicional, relacionada às diferenças de desempenho entre grupos, mas também busca complementar as evidências empíricas com uma análise das diferenças de desempenho associadas ao posicionamento das empresas dentro dos grupos. Para cumprir esse propósito, foram identificados grupos estratégicos formados entre oitenta bancos atuantes na indústria financeira no Brasil, utilizando como base a tipologia de Miller e Dess (1993). Os bancos foram também classificados de acordo com seu posicionamento competitivo dentro de cada grupo. Os resultados mostram que a tipologia utilizada permitiu a identificação de grupos formados por bancos com estratégias similares. Os resultados também apontam evidências de que grandes bancos de investimento, que utilizam estratégias simultâneas de diferenciação e baixo custo com um escopo estreito de atuação no mercado, alcançaram desempenhos superiores. Entretanto, não foram observadas diferenças significativas de desempenho entre os bancos com posicionamento mais próximo das estratégias que definem seus grupos e aqueles que adotaram um posicionamento mais afastado.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
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