$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: THE SHINING IMAGES BOOK: JONATHAS SERRANO AND THE GENESIS OF EDUCATIONAL CINEMATOGRAPHY BRASIL 1889-1937
Autor: JOAO ALVES DOS REIS JUNIOR
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ROSALIA MARIA DUARTE - ADVISOR
Nº do Conteudo: 11699
Catalogação:  29/05/2008 Idioma(s):  PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo:  TEXT Subtipo:  THESIS
Natureza:  SCHOLARLY PUBLICATION
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11699@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11699@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11699

Resumo:
This work is dedicated to the study of educational cinematography in Brazil, in Rio de Janeiro, between 1889 and 1937, highlighting the participation of the professor Jonathas Serrano in this particular process. Contributions from Education, Communication and History were used during the process of this research, which has as its main theoretical reference the concept of appropriation, taken from Michel de Certeau's work. From the methodological and theoretical point of view, the presented results suggest the emergency of a new study object in human and social sciences, that can be understood as the history of formulation and education practices that are the result of the interaction between education and communication. With this investigation, one could see that even in the 19th century in Brazil there were educational practices using technology of communication, taking place in the city of Rio de Janeiro since the first three decades of the 20th century as well as identify and describe the methodology of these practices in classroom, defining the concepts of educational cinematography, in the way it was formulated and used in the period of this study. The educational cinematography not only used films with pedagogical goals, but also used a variety of technologies and communication processes available in that time, includding the realization of products under the coordination of teachers and students from public schools.

Descrição Arquivo
COVER, ACKNOWLEDGEMENTS, RESUMO, ABSTRACT, SUMMARY AND LIST OF FIGURES  PDF
CHAPTER 1  PDF
CHAPTER 2  PDF
CHAPTER 3  PDF
CHAPTER 4  PDF
CHAPTER 5  PDF
CHAPTER 6  PDF
REFERENCES AND ANNEX  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui