XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: THE SHINING IMAGES BOOK: JONATHAS SERRANO AND THE GENESIS OF EDUCATIONAL CINEMATOGRAPHY BRASIL 1889-1937 Autor: JOAO ALVES DOS REIS JUNIOR
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ROSALIA MARIA DUARTE - ADVISOR
Nº do Conteudo: 11699
Catalogação: 29/05/2008 Liberação: 29/05/2008 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11699@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11699@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11699
Resumo:
Título: THE SHINING IMAGES BOOK: JONATHAS SERRANO AND THE GENESIS OF EDUCATIONAL CINEMATOGRAPHY BRASIL 1889-1937 Autor: JOAO ALVES DOS REIS JUNIOR
Nº do Conteudo: 11699
Catalogação: 29/05/2008 Liberação: 29/05/2008 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11699@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11699@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11699
Resumo:
This work is dedicated to the study of educational
cinematography in Brazil, in Rio de Janeiro, between 1889
and 1937, highlighting the participation of the professor
Jonathas Serrano in this particular process. Contributions
from Education, Communication and History were used during
the process of this research, which has as its main
theoretical reference the concept of appropriation, taken
from Michel de Certeau's work. From the methodological and
theoretical point of view, the presented results suggest
the emergency of a new study object in human and social
sciences, that can be understood as the history of
formulation and education practices that are the result of
the interaction between education and communication. With
this investigation, one could see that even in the 19th
century in Brazil there were educational practices using
technology of communication, taking place in the city of
Rio de Janeiro since the first three decades of the 20th
century as well as identify and describe the methodology of
these practices in classroom, defining the concepts of
educational cinematography, in the way it was formulated
and used in the period of this study. The educational
cinematography not only used films with pedagogical goals,
but also used a variety of technologies and communication
processes available in that time, includding the
realization of products under the coordination of teachers
and students from public schools.