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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: O LIVRO DE IMAGENS LUMINOSAS: JONATHAS SERRANO E A GÊNESE DA CINEMATOGRAFIA EDUCATIVA NO BRASIL 1889-1937 Autor: JOAO ALVES DOS REIS JUNIOR
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ROSALIA MARIA DUARTE - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 11699
Catalogação: 29/05/2008 Liberação: 29/05/2008 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11699@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11699@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11699
Resumo:
Título: O LIVRO DE IMAGENS LUMINOSAS: JONATHAS SERRANO E A GÊNESE DA CINEMATOGRAFIA EDUCATIVA NO BRASIL 1889-1937 Autor: JOAO ALVES DOS REIS JUNIOR
Nº do Conteudo: 11699
Catalogação: 29/05/2008 Liberação: 29/05/2008 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11699@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11699@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11699
Resumo:
O trabalho dedica-se à determinação e ao estudo da gênese
da cinematografia educativa no Brasil, no Rio de Janeiro,
entre 1889 e 1937, colocando em relevo as contribuições
feitas pelo professor Jonathas Serrano a este processo.
Contribuições da Educação, Comunicação e História foram
aportadas durante a realização da pesquisa, tendo como
principal substrato teórico o conceito de apropriação,
tomado de empréstimo à obra de Michel de Certeau. Do
ponto
de vista teórico-metodológico os resultados relatados
apontam para a emergência de um novo objeto de estudos em
ciências humanas e sociais, especificado como história
das
formulações e práticas educacionais resultantes das
interações entre comunicação e educação. Com a
investigação
empreendida foi possível afirmar a ocorrência de práticas
educacionais envolvendo tecnologias da comunicação,
presentes na cidade do Rio de Janeiro já nas três
primeiras
décadas do século XX; identificar e descrever a
metodologia
destas práticas em sala de aula e definir os contornos do
conceito de cinematografia educativa, da maneira como foi
formulado e praticado no período em estudo. A
cinematografia educativa não se limitou ao uso didático
do
filme, abrangendo uma grande diversidade de tecnologias e
processos da comunicação disponíveis então, inclusive com
a
realização de produtos sob a coordenação de professores e
alunos da rede pública de instrução escolar.