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Título: O LIVRO DE IMAGENS LUMINOSAS: JONATHAS SERRANO E A GÊNESE DA CINEMATOGRAFIA EDUCATIVA NO BRASIL 1889-1937
Autor: JOAO ALVES DOS REIS JUNIOR
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ROSALIA MARIA DUARTE - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 11699
Catalogação:  29/05/2008 Liberação: 29/05/2008 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11699@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11699@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11699

Resumo:
O trabalho dedica-se à determinação e ao estudo da gênese da cinematografia educativa no Brasil, no Rio de Janeiro, entre 1889 e 1937, colocando em relevo as contribuições feitas pelo professor Jonathas Serrano a este processo. Contribuições da Educação, Comunicação e História foram aportadas durante a realização da pesquisa, tendo como principal substrato teórico o conceito de apropriação, tomado de empréstimo à obra de Michel de Certeau. Do ponto de vista teórico-metodológico os resultados relatados apontam para a emergência de um novo objeto de estudos em ciências humanas e sociais, especificado como história das formulações e práticas educacionais resultantes das interações entre comunicação e educação. Com a investigação empreendida foi possível afirmar a ocorrência de práticas educacionais envolvendo tecnologias da comunicação, presentes na cidade do Rio de Janeiro já nas três primeiras décadas do século XX; identificar e descrever a metodologia destas práticas em sala de aula e definir os contornos do conceito de cinematografia educativa, da maneira como foi formulado e praticado no período em estudo. A cinematografia educativa não se limitou ao uso didático do filme, abrangendo uma grande diversidade de tecnologias e processos da comunicação disponíveis então, inclusive com a realização de produtos sob a coordenação de professores e alunos da rede pública de instrução escolar.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTA DE FIGURAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
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