XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: WHY SOLVE PROBLEMS IN MATH TEACHING? A CONTRIBUTION FROM THE GESTALT SCHOOL Autor: CLAUDIO FERNANDES DA COSTA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MARIA APPARECIDA CAMPOS MAMEDE NEVES - ADVISOR
Nº do Conteudo: 11649
Catalogação: 19/05/2008 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11649@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11649@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11649
Resumo:
Título: WHY SOLVE PROBLEMS IN MATH TEACHING? A CONTRIBUTION FROM THE GESTALT SCHOOL Autor: CLAUDIO FERNANDES DA COSTA
Nº do Conteudo: 11649
Catalogação: 19/05/2008 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11649@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11649@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11649
Resumo:
This paper aims at critically analyzing the theoretical
background which supports the importance of problem solving
in math teaching within the perspective of productive
thinking and of meaningful learning. To this end,
contributions from the Gestalt field theories were
analyzed, particularly those of Max Wertheimer and Kurt
Lewin, in relation to these two concepts which complement
each other: productive thinking has to do more specifically
with problem solving within the scope of a meaningful
learning, in the true sense of the word (Wertheimer);
learning situations take into consideration the living
space of the subject, encompassing the person and the
environment, and represents the totality of possible events
(Lewin). From the perspective of math education, both
heuristics and intuition were dealt with, since they are
two important elements which link this field to Gestalt
concepts related to problem solving. Within this field, the
contribution by significant authors, such as George Polya,
Imre Lakatos and others, was also assessed. Keeping in mind
that in the last few years math teaching programs have
recommended that teachers use problem solving as a
methodological basis for teaching, an exploratory study was
also conducted which used as research tools interviews with
math teachers from the Nova Escola (New School) program in
Rio de Janeiro. Likewise, theoretical and pedagogical
guidelines found in documents from the main national
Brazilian high school assessment programs, such as Aneb and
Enem, support math evaluation based on problem solving
and on meaningful learning. The data collected in this
part of the paper illustrated the theoretical study carried
out, confirming the relationship found between these
guidelines and the contributions by the Gestalt school,
which turned out to be critical to the idea of productive
thinking as a given of true meaningful learning. The
research results demonstrated a viewpoint on reasons to
solve problems which, much more than an end or a means, is
intrinsic to math teaching and learning.