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Título: A IMPORTÂNCIA DA CONTRATAÇÃO DE UM AGENTE FORMADOR DE MERCADO PARA EMPRESAS BRASILEIRAS LISTADAS NA BOVESPA
Autor: AMERICO MACIEL DE SOUZA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  WALTER LEE NESS JUNIOR - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 11591
Catalogação:  05/05/2008 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11591@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11591

Resumo:
O estudo apresenta o modo de atuação do Formador de Mercado no Brasil, sua importância e contribuição para diminuir a concentração de negócios existentes em torno de poucos papéis listados na bolsa de valores. O trabalho destaca as regras de regulamentação da CVM e as principais funções do Formador de Mercado que são: oferecer liquidez mínima dando ao investidor a possibilidade de sair de sua posição e preço de referência conhecido e aceito por todos. O trabalho tem como objeto de estudo o índice de liquidez ou índice de negociabilidade e a variação dos preços das ações. Em seguida os dados são comparados em dois momentos distintos: antes e depois das empresas adotarem o Formador de mercado para seus ativos.

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