$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: CÂMARA CLIMÁTICA PARA TESTES DE VEÍCULOS: PROJETO BÁSICO DE REFRIGERAÇÃO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): EDUARDO BACELLAR DIAS

Colaborador(es):  SERGIO LEAL BRAGA - Orientador
Número do Conteúdo: 11544
Catalogação:  14/04/2008 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11544@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11544

Resumo:
O objetivo do presente trabalho é apresentar o cálculo da carga térmica, as possíveis composições do sistema frigorífico, a escolha do ciclo de refrigeração adequado e o prédimensionamento do mesmo, para climatização de uma câmara para testes veiculares a ser construída no Centro de Desenvolvimento em Energia e Veículos (CDEV). A construção de tal centro é um projeto do Instituto Tecnológico da PUC-Rio (ITUC). A aplicação da câmara climatizada é proporcionar atmosfera controlada para a realização de testes laboratoriais de partes e peças e de combustíveis em veículos automotivos. O ambiente deve apresentar temperatura controlada entre -30ºC e +50ºC, com variações de 1ºC em 1ºC, além de controle de pressão. Assim, objetiva-se simular as mais diferentes regiões da Terra, através da simulação da temperatura e da altitude do local (dada pelo controle de pressão). A câmara de testes terá uma área de aproximadamente 96 m2, sendo 6 m de largura por 16 m de comprimento. O projeto visa atender às necessidades de empresas montadoras de automóveis, de fabricantes de peças automotivas e, especialmente, da indústria petrolífera, no que diz respeito aos testes de seus respectivos produtos em diferentes condições climáticas.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui