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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: INGLÊS PARA A ÁREA DE TURISMO: ANÁLISE DE NECESSIDADES DO MERCADO E DE APRENDIZAGEM Autor: MARIA ANGELA DA SILVA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
BARBARA JANE WILCOX HEMAIS - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 11426
Catalogação: 07/03/2008 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11426@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11426@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11426
Resumo:
Título: INGLÊS PARA A ÁREA DE TURISMO: ANÁLISE DE NECESSIDADES DO MERCADO E DE APRENDIZAGEM Autor: MARIA ANGELA DA SILVA
Nº do Conteudo: 11426
Catalogação: 07/03/2008 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11426@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11426@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11426
Resumo:
O objetivo deste estudo é identificar as necessidades da
situação de
aprendizagem (necessidades dos alunos) da língua inglesa
dos estudantes de um
curso técnico em Turismo e Hotelaria em uma escola técnica
estadual, e da
situação-alvo (necessidade do mercado de trabalho),
comparando-as com a
proposta curricular existente. Para levantar os dados,
foram utilizados como
instrumento de coleta: questionários, entrevistas semi-
estruturadas e documentos
sobre o curso de Turismo e Hotelaria e sobre a disciplina
Inglês Instrumental. O
principal arcabouço teórico que norteou esta pesquisa está
fundamentado nos
trabalhos de Hutchinson e Waters (1987/1996), Dudley-Evans
e St. John
(1998/2005) e Robinson (1991), autores da linha de estudo
de ensino de línguas
denominado Inglês para Fins Específicos - ESP (English for
Specific Purposes),
ou Abordagem Instrumental, termo adotado no Brasil. A
análise dos dados
confirma a extrema necessidade da situação de aprendizagem
e da situação-alvo
da compreensão auditiva e da produção oral. No entanto, o
ensino da habilidade
de leitura de gêneros discursivos tais como sites,
folhetos, regulamentos, entre
outros, precisa ser redimensionado. Esta pesquisa pretende
dar subsídios para uma
adequação do curso de Inglês Instrumental atualmente
implementado na escola
técnica onde esta pesquisa foi realizada, tendo em vista
as necessidades dos
alunos desta unidade escolar e do mercado de trabalho.