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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: IMPRESSÕES IMAGÉTICAS: HISTÓRIA, MEMÓRIA E A FOTOGRAFIA CARIOCA DE AUGUSTO MALTA Autor: AMANDA DANELLI COSTA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ANTONIO EDMILSON MARTINS RODRIGUES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 11419
Catalogação: 06/03/2008 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11419@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11419@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11419
Resumo:
Título: IMPRESSÕES IMAGÉTICAS: HISTÓRIA, MEMÓRIA E A FOTOGRAFIA CARIOCA DE AUGUSTO MALTA Autor: AMANDA DANELLI COSTA
Nº do Conteudo: 11419
Catalogação: 06/03/2008 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11419@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11419@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11419
Resumo:
A presente dissertação busca aproximar memória e
fotografia, bem como o
ato de fotografar do ato de historiar. A partir daí, se
volta para a proposta
específica de analisar um grupo de fotografias que
Augusto
Malta fez das ruas da
cidade do Rio de Janeiro no início do século XX. Já no
século XIX foi atribuída
aos fotógrafos a função de registradores de um mundo que
se dissipava e de outro
que se anunciava. Esses profissionais eram contratados
como os responsáveis por
guardarem as imagens que se transformavam rapidamente,
especialmente nas
cidades. Tratava-se de um desejo de construir um álbum
que
conservasse a
memória do antes, do durante e do depois, e que servisse
de registro confiável das
mudanças promovidas. Esta é a função que Augusto César
Malta de Campos
assumiu na prefeitura da cidade-capital, comandada por
Francisco Pereira Passos.
É através desse caminho que se busca analisar a
fotografia
como artifício capaz de
inventariar as transformações da cidade, uma
representação
fiel do mundo visível.
Assim, as imagens dos Kiosques, dentre outras tantas, se
tornaram instrumentos
com valor de prova a serviço de um projeto modernizador
da
cidade-capital, numa
íntima relação com a mobilização nacional em torno de
uma
identidade moderna
que se forjava naquele tempo.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS |