XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: RENTABILIDADE NA TELEFONIA MÓVEL PRÉ-PAGA NO BRASIL: OPORTUNIDADES COM CONSUMIDORES DE BAIXA RENDA Autor: PAULA MARIA BARRETO BARBOSA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
PAULO CESAR DE MENDONCA MOTTA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 11410
Catalogação: 04/03/2008 Liberação: 04/03/2008 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11410&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11410&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11410
Resumo:
Título: RENTABILIDADE NA TELEFONIA MÓVEL PRÉ-PAGA NO BRASIL: OPORTUNIDADES COM CONSUMIDORES DE BAIXA RENDA Autor: PAULA MARIA BARRETO BARBOSA
Nº do Conteudo: 11410
Catalogação: 04/03/2008 Liberação: 04/03/2008 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11410&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11410&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11410
Resumo:
A estratégia utilizada pelas operadoras de telefonia móvel
no Brasil nos
últimos anos, levou estas empresas a um grande
crescimento, porém prejudicou a
rentabilidade de sua operação, como acontece regularmente
em novos mercados.
Desta forma, é importante que elas procurem novas
alternativas para reformular
sua trajetória de crescimento, adaptando-se a um ambiente
mais estável.
Historicamente, o relacionamento com o segmento de
clientes pré-pagos foi pouco
explorado por estas empresas, embora ele represente mais
de 70% da base de
todas as operadoras. Assim, é possível verificar um grande
potencial para as
empresas no incremento das ações de relacionamento com os
clientes pré-pagos,
pouco exploradas até hoje. Porém, para estruturar estas
ações, é preciso que as
empresas conheçam melhor o comportamento de consumo dos
clientes deste
segmento. Apesar de recentemente a literatura de marketing
apresentar maior
quantidade de estudos relacionados a este público, é comum
que os profissionais
da área ainda encontrem dificuldades em entender com
clareza os aspectos que
modelam a motivação de consumo destes clientes, dada a
grande disparidade entre
essas realidades no Brasil. (Motta e Muller, 2007). Este
trabalho realiza uma
análise no setor brasileiro de telefonia móvel,
verificando os principais aspectos
no comportamento dos clientes pré-pagos que podem ser
considerados pelas
empresas provedoras deste serviço para a formatação de
ações viáveis de
relacionamento capazes de proporcionar rentabilização em
seus resultados.
Foram realizadas entrevistas com clientes de serviços pré-
pagos das principais
operadoras brasileiras buscando esclarecer aspectos de
motivação de consumo e
expectativas deste público em relação à prestação do
serviço. Os resultados
apontaram para um comportamento bastante diferenciado em
relação a clientes
com menor restrição orçamentária e a adequação de algumas
das ações realizadas de modo ainda incipiente pelas
operadoras, o que pode sustentar a necessidade de
direcionamento de novos investimentos.