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Coleção Digital
Título: GONZAGA DUQUE: CRÍTICA, ARTE E A EXPERIÊNCIA DA MODERNIDADE Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor: RENATA DE CAMPOS COUTO
Colaborador(es): JOAO MASAO KAMITA - Orientador
Número do Conteúdo: 11401
Catalogação: 03/03/2008 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11401@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11401@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11401
Resumo:
Título: GONZAGA DUQUE: CRÍTICA, ARTE E A EXPERIÊNCIA DA MODERNIDADE Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor: RENATA DE CAMPOS COUTO
Colaborador(es): JOAO MASAO KAMITA - Orientador
Número do Conteúdo: 11401
Catalogação: 03/03/2008 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11401@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11401@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11401
Resumo:
A presente dissertação propõe analisar a atuação de
Gonzaga Duque como
crítico de arte. Este trabalho reconstrói o percurso das
influências estéticas que
compuseram o universo teórico de referência para a atuação
de Gonzaga Duque
como crítico de arte. Esse estudo aborda com maior ênfase
o engajamento
simbolista do autor, mas igualmente compõe um quadro de
diferentes fontes e
experiências críticas citando artistas e críticos
contemporâneos de seu período,
como por exemplo, Baudelaire, Zola e Ruskin. Este estudo
indica que Gonzaga
Duque conseguia realizar uma crítica ao mesmo tempo
experimental e teórica e
que nutria essa certa generosidade de se manter sempre
aberto aos desafios do
presente, conseguindo forjar uma concepção singular de
modernidade. A
dissertação também se propõe analisar os artigos de
crítica de arte referentes a
alguns artistas relevantes no período, realizando uma
análise formal concomitante
com o texto do autor. Dessa forma, esse estudo permite
pensar as amplitudes, mas
também os limites da crítica de arte, principalmente no
que tange a compreensão
de certa modernidade plástica, não incorporada pelo autor,
explicitando a sua
condição de sujeito circunscrito no seu meio cultural. O
estudo permite pensar as
especificidades deste período histórico compondo um
cenário social e cultural,
com seus principais referenciais, indicando os aspectos
singulares que permitiu ao
Gonzaga Duque realizar uma crítica prol de um alargamento
das fronteiras da
visualidade na arte brasileira.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
CAPÍTULO 5 | |
CAPÍTULO 6 | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS |