XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: DO SABER ACADÊMICO À SABEDORIA EXISTENCIAL: A TRANS-DISCIPLINARIDADE COMO MISSÃO-DIALÓGICA DA CULTURA RELIGIOSA NA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA-RIO DE JANEIRO Autor: GLORIA MARIA TELES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
TEREZA MARIA POMPEIA CAVALCANTI - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 11389
Catalogação: 28/02/2008 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11389@1
Referência [fr]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11389@3
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11389
Resumo:
Título: DO SABER ACADÊMICO À SABEDORIA EXISTENCIAL: A TRANS-DISCIPLINARIDADE COMO MISSÃO-DIALÓGICA DA CULTURA RELIGIOSA NA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA-RIO DE JANEIRO Autor: GLORIA MARIA TELES
Nº do Conteudo: 11389
Catalogação: 28/02/2008 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11389@1
Referência [fr]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11389@3
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11389
Resumo:
A transdisciplinariedade desafia hoje o saber
unidimensinal, marcado pela
racionalidade empírica. Desejosa de abrir uma nova atitude
metodologia
circunscreve-se um diálogo humilde com todas as formas de
conhecimento dentro
do meio acadêmico visando uma formação integral do aluno.
Sendo essa
dissertação uma reflexão teológica sobre a práxis da
Cultura Religiosa na
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro diante
da metodologia
transdisciplinar, procuramos ao longo dessa reflexão
discernir caminhos para uma
maior abertura a esse diálogo.A pós-modernidade desafiada
diante das novas
formas de conhecimento se depara com a complexidade dos
fenômenos a serem
estudados, dos níveis de realidade nos quais os
conhecimentos podem ser
adquiridos e da inclusão de um terceiro que desafia a
educação cerceada pela
razão aristotélica baseada no dualismo.A abertura ao
diálogo implica buscar novas
linguagens para que a ciência teológica possa humildemente
se abrir à
transdisciplinaridade. A reflexão teológica está aqui
fundamentada em três
ângulos relevantes para a teologia diante da metodologia
transdisciplinar: a
Revelação, a Contemplação e a própria ciência teológica
visando uma práxis mais
eficaz da Cultura Religiosa na PUC-Rio.Além da reflexão
contamos com uma
pesquisa realizada pelo CERIS, para a obtenção dos
universitários que chegam a
nós na CRE. Esse perfil facilitou discernir caminhos e
luzes pedagógicas em vista
da superação de uma pedagogia marcada pela racionalidade
empírica e se abrir à
transdisciplinaridade.Finalmente percebemos que a
pedagogia de Jesus de Nazaré
ao revelar um Deus de Amor já se insere numa metodologia
transdisciplinar. Essa
dissertação deseja ser um serviço à práxis da fé cristã
nessa Universidade.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTO, RESUMO, RÉSUMÉ E SUMÁRIO | |
INTRODUÇÃO | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CONCLUSÃO | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS |