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Título: EGO-DOCUMENTOS NA FICÇÃO CONTEMPORÂNEA
Autor: CATIA CRISTINA ASSUNCAO HENRIQUES DOS SANTOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  HEIDRUN FRIEDEL KRIEGER OLINTO DE OLIVEIRA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 11381
Catalogação:  26/02/2008 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11381@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11381@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11381

Resumo:
Esta tese consiste na abordagem crítica de narrativas literárias que performam uma dicção autobiográfica afeta ao modo ficcional, através do qual são rescindidos os tradicionais pactos em torno da identidade escritor-narrador e os pressupostos de autenticidade e sinceridade subjacentes a processos de comunicação que envolvem as memórias narradas. Trata-se dos ego-escritos ficcionais, cujo investimento estético se evidencia na simultânea afirmação e oscilação na construção identitária da primeira pessoa do singular, fundada numa discursividade que se vale de dispositivos do simulado e do falso para desestabilizar os limites tradicionais entre os universos intra e extra diegéticos tradicionais sem apagá-los, mas, ao contrário, acentuar sua diferença. Os egoescritos comparecem, assim, na cena literária contemporânea como um espaço narrativo questionador do estatuto do autobiográfico, não só pela refutação do seu modelo representativo, mas pelo seu devir-cartografia, ou seja, sua atualização escritural como sistema autopoiético aberto a experimentações e intervenções discursivas diversas. Para efetuar uma investigação consistente dos ego-escritos ficcionais esta tese se apropria de contribuições conceituais emigradas da Geofilosofia de Gilles Deleuze e Felix Guattari e da vertente da Sociologia capitaneada por Niklas Luhmann, apresentando uma rentabilidade que estende seu alcance desde o plano da análise literária - em particular nas produções recentes dos escritores John Barth, Silviano Santiago e Rosa Montero - até outras manifestações estéticas, como a cinematográfica e a as artes plásticas, que nesta tese figuram como suporte para melhor visibilidade da dinâmica nomadológica da primeira pessoa.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO  PDF
INTRODUÇÃO  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
CONCLUSÃO  PDF
ENTREVISTAS  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF
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