$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: A RESPONSABILIDADE SÓCIO-AMBIENTAL NA INDÚSTRIA QUÍMICA BRASILEIRA
Autor: ENIO VITERBO JUNIOR
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  SERGIO PROENCA LEITAO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 11344
Catalogação:  21/02/2008 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11344@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11344@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11344

Resumo:
A indústria química ocupa posição de destaque em todo o mundo e no Brasil é um dos setores industriais que mais contribuem para o PIB. A química está presente em praticamente todos os setores e produtos utilizados pelo homem e, cada vez mais, contribui com soluções para a melhoria da qualidade de vida da população. Entretanto, alguns riscos são inerentes aos processos fabris e devido a acidentes de grandes proporções no passado (ex. Bhopal na Índia em 1984) o setor decidiu implantar um programa de alcance mundial denominado Responsible Care, destinado a minimizar os riscos e eventuais conseqüências de acidentes. Grande progresso resultou então na gestão das indústrias e os temas saúde, segurança e meio ambiente passaram a ter importância na tomada de decisão, equilibrando com as preocupações meramente econômicas. No Brasil o programa foi lançado em 1992 pela Associação Brasileira da Indústria Química (ABIQUIM), tendo sido revisado profundamente no último ano para ficar alinhado com os temas Desenvolvimento Sustentável e Responsabilidade Social Empresarial e assim, promover a busca de resultados econômicos, ambientais e sociais de forma equilibrada. O presente estudo busca avaliar que motivações as empresas tiveram para adotar uma postura de Proteção Ambiental e de Responsabilidade Social e até que nível da organização esse compromisso conseguiu permear. Foram pesquisadas as associadas da ABIQUIM, representando 90% da produção de químicos no Brasil e tomados depoimentos em indústrias líderes de modo a responder às questões colocadas.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui