$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: REORGANIZAÇÃO E COMPRESSÃO DE DADOS SÍSMICOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): FLAVIA MEDEIROS DOS ANJOS

Colaborador(es):  EDUARDO SANY LABER - Orientador
PEDRO MARIO CRUZ E SILVA - Coorientador
Número do Conteúdo: 11337
Catalogação:  19/02/2008 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11337@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11337@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11337

Resumo:
Dados sísmicos, utilizados principalmente na indústria de petróleo, costumam apresentar dimensões de dezenas de gigabytes e em alguns casos, centenas. Este trabalho apresenta propostas de manipulação destes dados que ajudem a contornar problemas enfrentados por aplicativos de processamento e interpretação sísmica ao trabalhar com arquivos deste porte. As propostas se baseiam em reorganização e compressão. O conhecimento do formato de utilização dos dados permite reestruturar seu armazenamento diminuindo o tempo gasto com a transferência entre o disco e a memória em até 90%. A compressão é utilizada para diminuir o espaço necessário para armazenamento. Para dados desta natureza os melhores resultados, em taxa de redução, são das técnicas de compressão com perda, entre elas as compressões por agrupamento. Neste trabalho apresentamos um algoritmo que minimiza o erro médio do agrupamento uma vez que o número de grupos tenha sido determinado. Em qualquer método desta categoria o grau de erro e a taxa de compressão obtidos dependem do número de grupos. Os dados sísmicos possuem uma coerência espacial que pode ser aproveitada para melhorar a compressão dos mesmos. Combinando-se agrupamento e o aproveitamento da coerência espacial conseguimos comprimir os dados com taxas variando de 7% a 25% dependendo do erro associado. Um novo formato é proposto utilizando a reorganização e a compressão em conjunto.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui