XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: CINEMA E ENSINO DE HISTÓRIA NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DE HISTÓRIA Autor: WALDEMIR DE ARAUJO FILHO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ROSALIA MARIA DUARTE - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 11294
Catalogação: 31/01/2008 Liberação: 31/01/2008 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11294@1
Referência [fr]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11294@3
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11294
Resumo:
Título: CINEMA E ENSINO DE HISTÓRIA NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DE HISTÓRIA Autor: WALDEMIR DE ARAUJO FILHO
Nº do Conteudo: 11294
Catalogação: 31/01/2008 Liberação: 31/01/2008 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11294@1
Referência [fr]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11294@3
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11294
Resumo:
Este trabalho de pesquisa teve como objetivo principal
descrever e analisar práticas de uso de filmes por
docentes de história da educação básica, tendo como eixos
centrais as seguintes questões: O que leva professores de
história a fazer uso de filmes em suas aulas? Que
concepções esses professores têm de cinema e de ensino de
história? Que critérios utilizam para selecionar os filmes
que exibem? Que uso eles fazem dos filmes no espaço
escolar? Como avaliam os resultados das atividades que
desenvolvem? Tendo em conta o objetivo e questões
mencionadas, optei por um perfil de pesquisa de base
qualitativa e, nesta, por trabalhar com entrevistas
estruturadas. Foram entrevistados professores de história
das redes pública e privada de ensino básico da cidade do
Rio de Janeiro, selecionados em sistema de rede, ou seja,
a partir de um ego-focal - informante qualificado, que
conhece bem o campo em estudo e se dispõe a ser o primeiro
de possíveis entrevistados - cada entrevistado indica
outros possíveis informantes naquele campo configurando
assim uma rede de especialistas no tema que está sendo
investigado. O estudo tomou como ponto de partida, o fato
de que apesar do filme se fazer presente de maneira
expressiva nas aulas de história do ensino fundamental e
médio, ainda não haver um volume significativo de estudos
que busquem descrever e analisar o que leva os docentes
dessa disciplina a fazer uso do filme e que usos são estes.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
CAPÍTULO 5 | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS |