$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: CINEMA E ENSINO DE HISTÓRIA NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DE HISTÓRIA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor: WALDEMIR DE ARAUJO FILHO

Colaborador(es):  ROSALIA MARIA DUARTE - Orientador
Número do Conteúdo: 11294
Catalogação:  31/01/2008 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11294@1
Referência [fr]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11294@3
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11294

Resumo:
Este trabalho de pesquisa teve como objetivo principal descrever e analisar práticas de uso de filmes por docentes de história da educação básica, tendo como eixos centrais as seguintes questões: O que leva professores de história a fazer uso de filmes em suas aulas? Que concepções esses professores têm de cinema e de ensino de história? Que critérios utilizam para selecionar os filmes que exibem? Que uso eles fazem dos filmes no espaço escolar? Como avaliam os resultados das atividades que desenvolvem? Tendo em conta o objetivo e questões mencionadas, optei por um perfil de pesquisa de base qualitativa e, nesta, por trabalhar com entrevistas estruturadas. Foram entrevistados professores de história das redes pública e privada de ensino básico da cidade do Rio de Janeiro, selecionados em sistema de rede, ou seja, a partir de um ego-focal - informante qualificado, que conhece bem o campo em estudo e se dispõe a ser o primeiro de possíveis entrevistados - cada entrevistado indica outros possíveis informantes naquele campo configurando assim uma rede de especialistas no tema que está sendo investigado. O estudo tomou como ponto de partida, o fato de que apesar do filme se fazer presente de maneira expressiva nas aulas de história do ensino fundamental e médio, ainda não haver um volume significativo de estudos que busquem descrever e analisar o que leva os docentes dessa disciplina a fazer uso do filme e que usos são estes.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui