$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: COMO APRENDEU CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA QUEM HOJE PRODUZ CIÊNCIA?: O PAPEL DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS NA TRAJETÓRIA ACADÊMICA E PROFISSIONAL DE PESQUISADORES DA ÁREA DE CIÊNCIAS NATURAIS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): MONICA DE CASSIA VIEIRA WALDHELM

Colaborador(es):  MENGA LUDKE - Orientador
Número do Conteúdo: 11290
Catalogação:  31/01/2008 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11290@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11290@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11290

Resumo:
Que tipo de professor de ciências da Educação Básica pode levar um aluno a querer ser um cientista? Como aprendeu Ciências na Educação Básica quem hoje produz Ciência? Para responder a estas questões, investigou-se em que medida e de que modo a prática de professores de Ciências da Educação Básica influenciou cientistas em sua opção profissional. Foram aplicados questionários e gravados relatos de cientistas da área de Ciências Naturais em atividade, a fim de identificar quais fatores consideram decisivos e marcantes em sua trajetória escolar como alunos de Ciências. Destes fatores, mereceram destaque aqueles relacionados ao papel dos seus professores de então, em sua opção profissional pela pesquisa científica. Através da evocação das lembranças desses cientistas, procurou-se detectar o papel representado por seus antigos professores de Ciências. Que características são atribuídas aos bons professores desta área? O que pensam os cientistas sobre formação de professores de ciências? Estes relatos trouxeram pistas que apontam como alguns dos entrevistados decidiram-se tornar cientistas na área de Ciências Naturais por causa de ou apesar de seus professores de Ciências, bem como a influência de outros fatores em sua opção de carreira. Espera-se assim, que este trabalho possa trazer novos subsídios ao campo de formação e prática de professores de Ciências.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui