$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: DESENHO E APRENDIZAGEM: O DESENHO NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Autor: MARCELO VILELA DA SILVA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARIA CLAUDIA BOLSHAW - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 11286
Catalogação:  31/01/2008 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11286@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11286

Resumo:
Este projeto é resultado de um trabalho iniciado em março de 2003 e concluído em Dezembro do mesmo ano. Durante este período desenvolvi uma série de exercícios com ênfase na importância da linguagem do desenho no processo de desenvolvimento infantil, sob a orientação da Professora Claudia Bolshaw, colaboração do Colégio Palas, onde tive a oportunidade de estagiar, e da Professora Miriam, por me emprestar sua classe de pré-alfabetização. O presente trabalho foi concebido a partir do meu interesse particular pelo desenho como instrumento de comunicação visual. Aliado a experiências anteriores com design infantil, e minha identificação com crianças, encontrei como foco principal deste projeto, a relação da criança com o desenho. Tive como objetivo reforçar o papel do desenho como forma de expressão, aprendizagem e alfabetização no período de pré-alfabetização infantil, propondo exercícios de estimulo ao desenvolvimento perceptivo da criança. A questão enfocada neste trabalho reveste se de especial pertinência se for considerado que a criança perde o estimulo ao desenho ao ser alfabetizada, sendo este, o momento de ruptura. É depois desta etapa que a criança passa a fazer a declaração de que não sabe desenhar.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui