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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: DESENHO E APRENDIZAGEM: O DESENHO NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL Autor: MARCELO VILELA DA SILVA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MARIA CLAUDIA BOLSHAW - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 11286
Catalogação: 31/01/2008 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11286@1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11286
Resumo:
Título: DESENHO E APRENDIZAGEM: O DESENHO NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL Autor: MARCELO VILELA DA SILVA
Nº do Conteudo: 11286
Catalogação: 31/01/2008 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11286@1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11286
Resumo:
Este projeto é resultado de um trabalho iniciado em março
de 2003 e concluído em Dezembro do mesmo ano. Durante este
período desenvolvi uma série de exercícios com ênfase na
importância da linguagem do desenho no processo de
desenvolvimento infantil, sob a orientação da Professora
Claudia Bolshaw, colaboração do Colégio Palas, onde tive a
oportunidade de estagiar, e da Professora Miriam, por me
emprestar sua classe de pré-alfabetização.
O presente trabalho foi concebido a partir do meu interesse
particular pelo desenho como instrumento de comunicação
visual. Aliado a experiências anteriores com design
infantil, e minha identificação com crianças, encontrei
como foco principal deste projeto, a relação da criança com
o desenho.
Tive como objetivo reforçar o papel do desenho como forma
de expressão, aprendizagem e alfabetização no período de
pré-alfabetização infantil, propondo exercícios de estimulo
ao desenvolvimento perceptivo da criança.
A questão enfocada neste trabalho reveste se de especial
pertinência se for considerado que a criança perde o
estimulo ao desenho ao ser alfabetizada, sendo este, o
momento de ruptura. É depois desta etapa que a criança
passa a fazer a declaração de que não sabe desenhar.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |