$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: NOMADE: ESTRUTURAS
Autor: IAN GEORGE VICTOR TEIXEIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  FELIPE RANGEL CARNEIRO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 11276
Catalogação:  29/01/2008 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11276@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11276

Resumo:
Após dois anos produzindo eventos notei que nestes ambientes , estão presentes estruturas com diferentes funções e formas, como as estruturas de bar, palco, praça de alimentação, lounge, etc. Cada uma com sua forma, modular ou não, cumprem exigências funcionais como coberturas contra chuva e fácil montagem. Através do contato mais próximo, me interessei muito pôr este complexo aglomerado de estruturas, e pude observar que existem necessidades pendentes em relação a forma, transporte, montagem, desmontagem e estoque da mesma. Notei também, que certos pontos ainda não estão bem resolvidos, e podem receber soluções e melhorias. Alicar o pensamento do designer neste ramo, levando em conta as relações homem/ambiente, ergonomia, proporção, modularidade e produção, além de colocar o profissional em áreas que antes só arquitetos e engenheiros atuavam de forma fria. Para a viabilização do projeto, resolvi desenvolver uma metodologia mais adequada a problemática em questão. A natureza dos problemas é que determina o método, isto é, a escolha do método se faz em função do tipo de problema estudado. As atividades projectuais, se iniciam com uma pesquisa e levantamento de dados junto aos profissionais que trabalham na área de eventos, feiras, circos, etc. Nesta pesquisa, abordei dos locadores das estruturas e projetistas, até os operários que trabalham na montagem e desmontagem, sem falar na relação estreita com os hábitos nômades. Continuando as atividades, foi feito um levantamento junto as estruturas disponíveis no mercado com objetivo de esclarecer pontos relacionados a forma, montagens, materiais empregados e tendências. Uma pesquisa ergonômica para questões de conforto, conforto visual, iluminação e cores, ajudou a estreitar a relação homem espaço de forma harmônica. A próxima etapa é a geração de alternativas, usando o máximo das informações reunidas nas pesquisas e levantamento de dados foram desenvolvidos vários modelos entre eles a melhor hipótese gerada , uma geodésica 2v em seguida a construção de um modelo em escala reduzida.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui