$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: DESIGN GRÁFICO NA SEGUNDA GRANDE GUERRA: A FOTOMONTAGEM POLÍTICA DE JOHN HEARTFIELD
Autor: BARBARA MAROUN ESTRADA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  JOAO DE SOUZA LEITE - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 11272
Catalogação:  29/01/2008 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11272@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11272

Resumo:
Interessei-me pelo assunto de cartazes de guerra quando vi um cartaz relacionado ao nazismo durante uma apresentação de slides, na aula de Estágio da Professora Cristine Nogueira. Então a Professora Vera Damazio mostrou-me um livro com fotomontagens dadaístas e também anti-nazistas (inclusive algumas de John Heartfield) e fiquei muito impressionada e fascinada pelo trabalho, o que me levou a começar a desenvolver um trabalho sobre o assunto. Iniciei pesquisando autores dadaístas em geral, mas interessei-me especialmente pelo trabalho realizado por John Heartfield no período anterior à Segunda Guerra Mundial. Algumas dúvidas começaram a surgir durante a pesquisa preliminar, dúvidas essas que me levaram a refletir sobre a situação histórica e o poder que Hitler tivera na época. O trabalho de John Heartfield não só chocava pela sátira ao governo como também pelo uso da nova técnica da fotomontagem, ainda incomum nas décadas de 20, 30 e 40. Como eu havia programado uma viagem à Alemanha, decidi fazer uma pequena pesquisa com alemães mais velhos que tivessem vivenciado a Segunda Guerra. A pesquisa não teria como propósito tirar a limpo uma situação e sim tentar entender um pouco a situação histórica e a cabeça das pessoas em relação à nova técnica de fotomontagem do dadaísmo naqueles tempos. Com as informações já recolhidas, decidi fazer uma análise gráfica de algumas imagens de Heartfield para tentar desvendar os recursos visuais usados por ele para criar imagens de efeito tão surpreendente. A partir da análise gráfica, pude concluir e complementar meu projeto e fazer um paralelo com as fotomontagens atuais, tão presentes em nosso cotidiano.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui