$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: UNDERGROUND EM CAMISAS
Autor: ANDREI DUARTE CARDOSO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARIA CLAUDIA BOLSHAW - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 11266
Catalogação:  28/01/2008 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11266@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11266

Resumo:
O presente trabalho foi concebido a partir de meu interesse por ilustração, histórias em quadrinhos underground e serigrafia em camisetas, com foco especial nas reflexões sobre o consumo e as marcas gráficas com suas respectivas pregnâncias. Neste trabalho, optei por desenvolver um produto para ser utilizado por jovens de classe média, público que com tal tipo se familiariza. Tive como objetivo, além de promover a cultura do underground junto à sociedade atual, criticando o seu consumo desenfreado através da ilustração, da desconstrução de ícones e da invenção de marcas e propagandas fake (falsas), mostrar que a camiseta é um veículo de propagação de idéias, ilustrações, fotos e expressões culturais (=composição visual), e não uma simples indumentária. A questão enfocada neste trabalho reveste-se de especial pertinência se for considerado que, como já foi dito, atualmente a camiseta não passa de uma simples indumentária para a maior parte das pessoas e, na maioria das vezes, quando mostra alguma mensagem, esta não traz nada para quem a está usando, ou seja, não há uma incorporação e/ou uma identificação com aquela idéia que está sendo veiculada, mas sim uma propaganda gratuita de uma marca pelo simples ideal de ser aceito em um determinado meio. O produto se compõe de uma série de camisas que partiu da criação de 10 estampas das quais foram selecionadas 4 tipos diferentes.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui