INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: O PROGRAMA CRIANÇA PETROBRAS NA MARÉ EM OITO ESCOLAS PÚBLICAS DO MAIOR CONJUNTO DE FAVELAS DO BRASIL
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): EDSON DINIZ NOBREGA JUNIOR

Colaborador(es):  ALICIA MARIA CATALANO DE BONAMINO - Orientador
Número do Conteúdo: 11196
Catalogação:  17/01/2008 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11196@1
Referência [fr]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11196@3
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11196

Resumo:
Em 1999, a empresa estatal Petrobras e o CEASM (Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré) instituição comunitária localizada na Maré, o maior conjunto de favelas do país, estabeleceram uma parceria que visava auxiliar algumas escolas públicas locais a desempenhar melhor o seu papel. Dessa parceria nasceu o Programa Criança Petrobras na Maré que, junto com a idéia de ajudar a melhorar as escolas tinha, também, entre seus objetivos a melhoria do desempenho escolar dos estudantes. Isso deveria ocorrer por meio do oferecimento de oficinas pedagógicas e culturais complementares à grade curricular regular. Com essa ação, esperava-se que os alunos atendidos pudessem ampliar seu capital cultural e seu capital escolar e, conseqüentemente, melhorar seu desempenho. Atualmente, o Projeto atende a metade das escolas públicas municipais de Ensino Fundamental existentes na Maré, o que significa o atendimento a oito escolas. Diante disso, a interrogação principal que guia este estudo refere-se a possíveis relações entre o Programa Criança Petrobras na Maré e o desempenho escolar dos estudantes das oito escolas em que o mesmo se faz presente. Para tentar responder a esta questão, analisamos um conjunto de indicadores escolares, incluindo os resultados dos estudantes dessas escolas na Prova Brasil de 2005 e estabelecemos comparações com as oito escolas públicas não atendidas pelo Programa. Entre os principais achados da pesquisa, está a melhoria das notas obtidas pelos alunos de turmas atendidas pelo Programa em avaliações pedagógicas dos professores.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, RÉSUMÉ, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui