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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: EDUCAÇÃO SUPERIOR, TRABALHO E CIDADANIA DA POPULAÇÃO NEGRA: O QUE ACONTECEU COM OS ESTUDANTES PROVENIENTES DOS PRÉVESTIBULARES COMUNITÁRIOS E POPULARES EM REDE BENEFICIÁRIOS DAS AÇÕES AFIRMATIVAS DA PUC-RIO APÓS SUA FORMATURA NA GRADUAÇÃO? Autor: REINALDO DA SILVA GUIMARAES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
DENISE PINI ROSALEM DA FONSECA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 11166
Catalogação: 10/01/2008 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11166@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11166@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11166
Resumo:
Título: EDUCAÇÃO SUPERIOR, TRABALHO E CIDADANIA DA POPULAÇÃO NEGRA: O QUE ACONTECEU COM OS ESTUDANTES PROVENIENTES DOS PRÉVESTIBULARES COMUNITÁRIOS E POPULARES EM REDE BENEFICIÁRIOS DAS AÇÕES AFIRMATIVAS DA PUC-RIO APÓS SUA FORMATURA NA GRADUAÇÃO? Autor: REINALDO DA SILVA GUIMARAES
Nº do Conteudo: 11166
Catalogação: 10/01/2008 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11166@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11166@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11166
Resumo:
Este trabalho busca conhecer a trajetória de vida dos
universitários provenientes
dos pré-vestibulares comunitários e populares em rede, que
foram beneficiados com as
ações afirmativas da PUC-Rio desde 1993, após a sua
formatura na graduação, com
especial ênfase nos indivíduos da população negra. Para
tanto, procurou-se conhecer a
atual realidade profissional desses indivíduos e o impacto
da sua formação universitária
sobre sua vida material e sobre suas relações com a
família e com a comunidade de
onde são provenientes. Ao empreender esta análise, que é
política e simbolicamente
relevante, procura-se descrever aspectos ainda
desconhecidos, tanto no que diz respeito
à estes novos profissionais e sua entrada no mercado de
trabalho, quanto ao acesso a
bens culturais recentemente aberto para os indivíduos da
população negra. Assim, para
além de mapear a trajetória dos 14 indivíduos
entrevistados, procurou-se entender as
questões colocadas a partir de sua formação, para saber se
o acesso ao ensino superior e
a passagem pela universidade tem de fato ampliado os seus
direitos de cidadania. A
intenção é a de contribuir com informações que permitam
avaliar se as perspectivas
integradoras da população negra, muito presentes nos
discursos sobre ações afirmativas,
tanto nas universidades, como na esfera do trabalho, têm
sido capazes de transformar os
conteúdos subjacentes às relações raciais no contexto
sociocultural brasileiro.