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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: EXTREME COMMUNICATION-CENTERED DESIGN: UM PROCESSO ÁGIL PARA O PROJETO DA INTERAÇÃO HUMANO-COMPUTADOR Autor: VIVIANE CRISTINA OLIVEIRA AURELIANO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
SIMONE DINIZ JUNQUEIRA BARBOSA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 11081
Catalogação: 26/12/2007 Liberação: 26/12/2007 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11081@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11081@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11081
Resumo:
Título: EXTREME COMMUNICATION-CENTERED DESIGN: UM PROCESSO ÁGIL PARA O PROJETO DA INTERAÇÃO HUMANO-COMPUTADOR Autor: VIVIANE CRISTINA OLIVEIRA AURELIANO
Nº do Conteudo: 11081
Catalogação: 26/12/2007 Liberação: 26/12/2007 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11081@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11081@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11081
Resumo:
O desenvolvimento de software interativo pode seguir
diferentes tipos de
processos, que vão desde os voltados a especificação
(métodos tradicionais)
àqueles voltados a prototipação (métodos ágeis). Em
virtude da ênfase em
documentação desde suas fases iniciais, os métodos
tradicionais permitem uma
maior reflexão sobre o software antes de sua implementação
e contribuem para
uma melhor manutenibilidade. Já os métodos ágeis têm uma
quantidade de
documentação reduzida, focando principalmente a
implementação do sistema, a
fim de trazer uma maior produtividade a este processo. À
medida que os softwares
se tornam mais interativos e acessíveis aos mais diversos
usuários, preocupações
com a interação humano-computador (IHC) vêm ganhando
destaque no processo
de desenvolvimento de software. No entanto, restrições de
prazo e orçamento
acabam por limitar a aplicação de técnicas e teorias de
IHC já bem estabelecidas.
Em conseqüência, semelhante ao que ocorreu com os
processos de
desenvolvimento de software, uma tendência tem sido a
adoção de práticas de
usabilidade mais simplificadas, tais como listas de
verificação e diretrizes. No
sentido de lidar com tais preocupações ainda em tempo de
projeto e de uma
maneira não tão simplificada, este trabalho incorpora
algumas vantagens dos
processos de desenvolvimento de software para definir um
processo para o projeto
de IHC. Tal processo busca unir o apoio à reflexão
oferecido pela teoria da
Engenharia Semiótica (EngSem) com a característica de
agilidade de técnicas de
prototipação de interfaces, incorporando os valores e
princípios dos métodos
ágeis, mais especificamente do processo de desenvolvimento
eXtreme
Programming (XP).