$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: A ECONOMIA INFORMAL BRASILEIRA NA DÉCADA DE 90
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): DANIELA CHARBEL TEIXEIRA

Colaborador(es):  DANIELLE CARUSI MACHADO - Orientador
Número do Conteúdo: 11063
Catalogação:  18/12/2007 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11063@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11063

Resumo:
Este trabalho tem como intuito mostrar a evolução e composição do trabalho informal no contexto brasileiro, bem como suas características peculiares. Utilizaremos as regiões metropolitanas do Rio de Janeiro e de São Paulo como exemplos analisar dados relevantes que caracterizam a informalidade, tais como renda, nível de escolaridade e composição por gênero. Este primeiro capítulo trará especialmente a motivação do tema, ou seja, por que estudar o trabalho informal brasileiro na década de 90. No capítulo II serão descritas algumas das definições de informalidade, assim como suas principais características num contexto geral. No capítulo III analisaremos a evolução da para a realidade brasileira, especialmente a partir da década de 80. Finalmente, no capítulo IV serão feitas as análises de dados a fim de descrever o perfil do trabalho informal. nas regiões metropolitanas do Rio de Janeiro e São Paulo para a década de 90. Pretende-se relacionar aspectos positivos e negativos da informalidade através de sua caracterização com os dados da Pesquisa Mensal do Emprego (PME/IBGE). Identificadas as principais causas e conseqüências da informalidade, será possível, no capítulo V, sinalizar para alguns instrumentos políticos que venham reduzir os problemas gerados pela informalidade.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui