INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: GESTÃO HOSPITALAR: O CASO DE HOSPITAIS PRIVADOS DO RIO DE JANEIRO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): ALEXANDRE CUNHA LOBO DE MELO

Colaborador(es):  SANDRA REGINA DA ROCHA PINTO - Orientador
Número do Conteúdo: 11057
Catalogação:  18/12/2007 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11057@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11057@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11057

Resumo:
Este trabalho tem por objetivo identificar quais são os fatores críticos de sucesso na gestão de um hospital e propor um modelo de gestão baseado nas melhores práticas de mercado. Partiu-se da proposição que muitos destes fatores estariam relacionados aos desafios enfrentados atualmente pelos hospitais, às estratégias adotadas, à forma de implementação dessas estratégias e às tecnologias de gestão empregadas. Assim sendo, foi feita uma revisão da literatura sobre estes temas e foram elaboradas perguntas de pesquisa sobre este fundo teórico. Em campo, foram pesquisados cinco hospitais particulares situados na região metropolitana do Rio de Janeiro. Todos eles têm as cirurgias como uma de suas principais atividades, a despeito de, também, realizarem outros tipos de atendimento. Assim, esses hospitais têm o médico como um de seus principais clientes na medida em que utilizam a estrutura hospitalar para realizarem seus procedimentos cirúrgicos. Os resultados revelam um mercado hospitalar cheio de espaços, com gestão predominantemente amadora e familiar e com estratégias informais. Na conclusão, é proposto um modelo de gestão hospitalar que pode ajudar os hospitais a se prepararem para a profissionalização do mercado que está por vir.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui