XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: CLIMA ACADÊMICO E PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Autor: FERNANDA FERREIRA PEDROSA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ALICIA MARIA CATALANO DE BONAMINO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 11055
Catalogação: 18/12/2007 Liberação: 18/12/2007 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11055&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11055&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11055
Resumo:
Título: CLIMA ACADÊMICO E PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Autor: FERNANDA FERREIRA PEDROSA
Nº do Conteudo: 11055
Catalogação: 18/12/2007 Liberação: 18/12/2007 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11055&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11055&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11055
Resumo:
A pesquisa estuda o clima acadêmico e suas manifestações
nas salas de
aula e nas escolas do Rio de Janeiro que participam do
Projeto Geres. O primeiro
objetivo, a partir da revisão de literatura sobre escolas
eficazes, foi verificar se o
questionário do professor Geres consegue captar medidas de
clima acadêmico.
Com o tratamento estatístico apropriado, foram construídas
sete escalas
relacionadas ao conceito: quatro no nível da escola
(liderança do diretor,
responsabilidade pela aprendizagem, trabalho colaborativo
e violência) e três no
nível da sala de aula (interrupção de classe, utilização
de recursos didáticos e
práticas de leitura). Estas escalas foram submetidas a
modelos de explicação da
proficiência, cujo resultado revelou o que pesquisas nessa
área já apontavam, ou
seja, a dificuldade de olhar para sala de aula,
especialmente nos anos iniciais da
educação básica.