XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: POLITICAL-PEDAGOGIC PROJECT:: INSTRUMENT FOR CONSENSUS AND/OR A CONTRA-HEGEMONIC LOGIC TO CAPITAL? Autor: ANAKEILA DE BARROS STAUFFER
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
RALPH INGS BANNELL - ADVISOR
CARLA MACEDO MARTINS - CO-ADVISOR
Nº do Conteudo: 11053
Catalogação: 18/12/2007 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11053@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11053@2
Referência [es]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11053@4
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11053
Resumo:
Título: POLITICAL-PEDAGOGIC PROJECT:: INSTRUMENT FOR CONSENSUS AND/OR A CONTRA-HEGEMONIC LOGIC TO CAPITAL? Autor: ANAKEILA DE BARROS STAUFFER
CARLA MACEDO MARTINS - CO-ADVISOR
Nº do Conteudo: 11053
Catalogação: 18/12/2007 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11053@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11053@2
Referência [es]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11053@4
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11053
Resumo:
This tesis analyses the discursive construction of
meanings produced around the
political-pedagogic projects (PPP) elaborated by the
public schools of the Municipality
of Duque de Caxias (RJ). The PPP is understood as the
fruit of human labour that,
acting and reflecting on the world, produces a certain
understanding of the relations,
facts and objects of reality. As a product of this labour,
the PPP constitutes a socialpolitical
construction that signifies educational work, making clear
its conflicts and
aliances. The intention of the study is to delineate the
meanings that influence the
educational policies of the above mentioned Municipality,
observing the dialogism
established with broader educational policies, thus
amplifying the corpus analysed to
other documents produced by the Municipal Educational
Secretariate. By analysing the
discursive surface of these documents, movements of
domination, coertion,
contradiction and consensus are detected, given that
language is not a simple deposit of
dominant ideas (McNally, 1999). Thus, there exists a
possibility of elaborating contrahegemonic
thought e/ou maintaining the status quo. The theoretical
and methodological
framework for the analysis is based on the work of
Bakhtin, which shows that
ideological phenomena materialize more clearly and
completely through language
(Bakhtin/Voloshinov, 1992). The instruments of analysis -
pressuposition,
metadiscourse and interdiscursivity - were organised using
Fairclough (2001a; 2001b)
and Authier-Revuz (2004; 1998) as references, allowing us
to elucidade the historicity
of the documents, the meanings constructed, their
dialogism and their heterogeneous
nature. The results show that the PPP constitute
themselves in a polysemic form, thus
creating a space for collective construction, that is, a
discursive practice that defines the
collective foundation of the school`s project: as a
discursive space, given the relation
between discourse and action, and as a concrete text that
conditions its administrativepedagogic
actions. The predominant meaning of citizenship
constructed offers a
teleological dimension. Thus, in delineating the meanings
of citizenship, the PPP also construct meanings of public
schools, education and, consequently, of the subjects that
are envolved in their construction. Finally, the hegemonic
discourse constructed around
the PPP institutes a founding discourse (Orlandi, 2003)
capable of delineating a new
school.
Descrição | Arquivo |
INTRODUCTION | |
CHAPTER 1 | |
CHAPTER 2 | |
CHAPTER 3 | |
CHAPTER 4 | |
CHAPTER 5 | |
CHAPTER 7 | |
REFERENCES |