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Coleção Digital
Título: PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO: INSTRUMENTO CONSENSUAL E/OU CONTRA-HEGEMÔNICO À LÓGICA DO CAPITAL? Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): ANAKEILA DE BARROS STAUFFER
Colaborador(es): RALPH INGS BANNELL - Orientador
CARLA MACEDO MARTINS - Coorientador
Número do Conteúdo: 11053
Catalogação: 18/12/2007 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11053@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11053@2
Referência [es]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11053@4
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11053
Resumo:
Título: PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO: INSTRUMENTO CONSENSUAL E/OU CONTRA-HEGEMÔNICO À LÓGICA DO CAPITAL? Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): ANAKEILA DE BARROS STAUFFER
Colaborador(es): RALPH INGS BANNELL - Orientador
CARLA MACEDO MARTINS - Coorientador
Número do Conteúdo: 11053
Catalogação: 18/12/2007 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11053@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11053@2
Referência [es]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11053@4
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11053
Resumo:
Esta tese objetiva analisar discursivamente os sentidos
produzidos em torno dos
projetos político-pedagógicos (PPP) elaborados pelas
escolas públicas do município de
Duque de Caxias (RJ). Compreende-se o PPP como fruto do
trabalho humano que,
agindo e refletindo sobre o mundo, produz certo
entendimento sobre as relações, os
fatos e os objetos da realidade. Enquanto produto deste
trabalho, o PPP se constitui
como uma construção sócio-política que significa o
trabalho educativo, explicitando os
conflitos, as cooptações em torno das dimensões política e
pedagógica. Intenta-se,
portanto, delinear os sentidos fornecidos às políticas
públicas educacionais do referido
município, observando o dialogismo estabelecido com as
políticas educacionais mais
abrangentes, ampliando, assim, o corpus de análise para
outros documentos, tais como
Pressupostos Teóricos da Secretaria de Educação de Duque
de Caxias (SME, 2002); as
Diretrizes para a Construção do Projeto Político-
Pedagógico das Escolas Municipais
(SME, s/d.); e os Parâmetros Curriculares Nacionais (MEC,
1996). Através da
superfície discursiva, detecta-se movimentos de dominação,
coerção, contradição e
consenso, visto que a língua não se constitui como simples
depósito das idéias
dominantes (McNally, 1999). Há, assim, possibilidades de
elaboração de um
pensamento contra-hegemônico e/ou mantenedor do status
quo. Para tanto, o referencial
teórico-metodológico balizador da análise se pauta nos
estudos bakhtinianos, pois,
através da linguagem se materializa, de forma mais clara e
completa, o fenômeno
ideológico (Bakhtin/Voloshínov, 1992). A partir de
Fairclough (2001a; 2001b) e
Authier-Revuz (2004; 1998), organizamos as ferramentas de
análise - a pressuposição, o
metadiscurso, a interdiscursividade - que possibilitam
elucidar a historicidade dos
documentos, os sentidos construídos, o dialogismo e a
heterogeneidade que lhe são
constitutivos. A análise propicia observar que o PPP se
constitui de forma polissêmica,
instituindo-se como um espaço de construção coletiva,
portanto, uma prática discursiva
que define as bases coletivas de um projeto de escola;
como um espaço discursivo,
posto que relaciona discurso e ação; e como um texto
concreto que rege as ações administrativo-pedagógicas. O
sentido predominante constituído em torno da cidadania
lhe fornece uma dimensão teleológica. Assim, os PPP, ao
delinearem os sentidos de
cidadania, constroem, também, sentidos sobre a Escola
pública, sobre a Educação e,
conseqüentemente, sobre os sujeitos que estão envolvidos
em sua construção. Destarte,
o discurso hegemônico construído em torno do PPP o
institui como um discurso
fundador (Orlandi, 2003) capaz de delinear uma nova escola.
Descrição | Arquivo |
INTRODUÇÃO | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
CAPÍTULO 5 | |
CAPÍTULO 7 | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS |