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Coleção Digital
Título: MODELOS E ALGORITMOS PARA ANÁLISE DE CONGESTIONAMENTO E DETERMINAÇÃO DE PARADAS NA LOGÍSTICA FERROVIÁRIA Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): RAFAEL MARTINELLI PINTO
Colaborador(es): MARCUS VINICIUS S P DE ARAGAO - Orientador
Número do Conteúdo: 10961
Catalogação: 04/12/2007 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10961@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10961@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10961
Resumo:
Título: MODELOS E ALGORITMOS PARA ANÁLISE DE CONGESTIONAMENTO E DETERMINAÇÃO DE PARADAS NA LOGÍSTICA FERROVIÁRIA Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): RAFAEL MARTINELLI PINTO
Colaborador(es): MARCUS VINICIUS S P DE ARAGAO - Orientador
Número do Conteúdo: 10961
Catalogação: 04/12/2007 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10961@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10961@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10961
Resumo:
A importância do planejamento em logística ferroviária
cresce a cada dia devido
ao alto custo dos investimentos para o aumento da sua
capacidade. Entretanto,
planejar é uma atividade que exige uma representação
suficientemente precisa
da realidade estudada. Neste contexto, os modelos de
programação matemática
apresentam-se cada vez mais adequados. Isto decorre dos
recentes avanços nos
algoritmos e computadores disponíveis para sua resolução.
Esta dissertação apresenta
modelos e algoritmos para o planejamento ferroviário
tático e estratégico,
isto é feito estudando o Problema de Planejamento de
Atendimento (PPA).
Primeiramente este problema é considerado assumindo que
toda a estrutura ferroviária
está definida: a malha, a tração e os vagões disponíveis,
os pátios para
carga, descarga e transbordo, suas respectivas taxas de
carga e descarga e as demandas
previstas. Em seguida, a questão adicional de determinar
os pátios onde
paradas podem ser efetuadas é considerada. Finalmente, em
uma terceira etapa,
introduz-se a capacidade de se analisar os efeitos do
congestionamento de trechos
da malha e seu impacto nos tempos de circulação e na
capacidade da estrutura
logística. Modelos são apresentados para cada um dos
níveis de complexidade
do PPA. Algoritmos exatos e heurísticos e técnicas de pré-
processamento,
foram desenvolvidos para os tratamentos dos casos obtidos.
Em todos os casos,
foi possível resolver de maneira ótima ou quase ótima em
tempo razoável,
tanto em termos acadêmicos, como para a utilização
prática. Resultados computacionais
sobre um amplo conjunto de instâncias reais são
apresentados.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
CAPÍTULO 5 | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E APÊNDICES |