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Título: A INFLUÊNCIA DO GASTO DECLARADO NAS CAMPANHAS PARA DEPUTADO FEDERAL, NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, EM 2006
Autor: TIAGO DE BRITO CARUSO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  RODRIGO REIS SOARES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 10940
Catalogação:  30/11/2007 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10940@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10940

Resumo:
Neste trabalho tenta-se averiguar se o gasto declarado tem algum efeito significante sobre o número de votos recebidos pelos candidatos. Trabalho prévios estimaram que os gastos declarados não têm qualquer efeito sobre as eleições para Câmara dos Deputados dos EUA uma vez controlada a variável omitida qualidade do candidato. No entanto, dada a diferença de sistemas eleitorais, não fica claro que essa conclusão se aplique a sistemas eleitorais proporcionais como o brasileiro. Para examinar isso estimamos três tipos de modelos econométricos. Estimamos inicialmente modelos tentando controlar o passado eleitoral do candidato, sendo que em todos esses modelos o gasto foi estimado como tendo um efeito positivo e significante. Estimou-se em seguida um modelo com a primeira diferença dos votos recebidos de forma a eliminar o efeito fixo da qualidade do candidato. Nesse modelo o efeito dos votos também se mostrou significante. Entretanto, ao se usar, um modelo logit, não pudemos confirmar que o gasto tem influência na probabilidade do candidato ser eleito. Isso pode ser atribuído ao fato de que na legislação brasileira, outros fatores além do número de votos recebidos são levados em consideração para que o candidato assuma o cargo.

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